logo

Colégio Municipal Botafogo promove educação com cidadania

02/05/2011 10:33:01 - Jornalista: Assessoria Educação

Entre as atividades oferecidas, estão aulas de judô e balé, que acontecem duas vezes por semana

O Colégio Municipal Botafogo é uma das unidades da rede que atendem alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano/EJA: 2º segmento – fases). No entanto, muito mais do que o ensino regular, a escola oferece ás crianças atividades que são verdadeiras aulas de cidadania. Entre estas atividades oferecidas aos alunos, estão aulas de judô e balé (clássico, jazz e lambaeróbica), que acontecem duas vezes por semana, além de oficinas nas salas de informática e mostras de produções próprias na sala de projeção.

- Estamos inserindo os alunos à proposta pedagógica da escola, de enxergar o aluno como um todo. Para isso, oferecemos espaços onde eles se sentem queridos e respeitados. Também promovemos atividades culturais, como visitas ao Solar dos Mello, ao teatro, enfim, tudo para que desenvolvam seus conhecimentos e aproveitem de maneira positiva em suas vidas, afirmou a diretora Luiziana Simões de Almeida.

O Secretário de Educação, Guto Garcia, ressalta que a Secretaria de Educação tem trabalhado para garantir a formação integral do cidadão. "Iniciativas como essa têm o total apoio da Secretaria de Educação. Temos trabalhado, inclusive, com o oferecimento de oficinas, palestras e cursos de formação continuada para os professores, monitores e oficineiros, para que nossos alunos tenham uma educação pública de qualidade", enfatizou.

O projeto começou em 2010 e hoje, as modalidades de judô e balé possuem cerca de 90 alunos cada. Para que estas aulas acontecessem, foram disponibilizados espaços que estão sendo reformados e recebendo todos os equipamentos necessários:

- É um espaço que sonhamos há muito tempo e um projeto muito pensado. Apesar da escola não ser de horário integral, os alunos acabam passando boa parte do dia aqui. Mas queremos alunos criativos, que interajam com a comunidade e mesmo ao sair dela possam ser respeitados como verdadeiros cidadãos, completou a diretora.

Um grande parceiro das ações desenvolvidas no C.M. Botafogo é o Projeto Escola em Ação, da Secretaria de Educação, que apoia a inserção social, educacional e produtiva de crianças, adolescentes e jovens, reduzindo os índices de violência e exclusão: “Conseguimos, por exemplo, os tatames para as aulas de judô junto a Escola em Ação, que nos apoia muito. Agora, eles tentam conseguir, junto a empresas particulares da cidade, quimonos novos, já que o que temos foram doados por academias e a meta é que todos os alunos passam ter o seu, além de roupas para os alunos de balé também”, pontuou Luiziana.

Para os alunos, como a pequena Franciane Silva, que participava da aula de judô pela primeira vez, as atividades oferecidas pelo colégio lhe proporcionaram uma oportunidade que antes ela não tinha: “Gostei muito da aula e a professora é muito atenciosa. Para mim é muito bom porque antes não podia fazer uma aula como essa”, contou a aluna.

Para a instrutora de judô, Aline de Oliveira Souza, esta satisfação, além da formação da cidadania de cada aluno, é a maior recompensa que pode receber: “A intenção com este trabalho não é formar lutadores de judô e sim incutir valores através das aulas. O objetivo é fazer com que estes alunos melhorem a auto-estima, concentração, disciplina e respeito ao próximo. E os professores já deram retorno, relatando a mudança dos alunos em sala”, afirmou.

Além dos espaços voltados para as aulas das crianças, o C.M. Botafogo ainda promove atividades para os alunos do EJA. São cursos direcionados à inserção no mercado de trabalho, como elétrica e pintura industrial: “Formamos duas turmas de elétrica e estamos com 40 alunos de pintura industrial assistindo aulas de segunda a sexta-feira. Ao final do curso, eles recebem diplomas assinados pela Secretaria Municipal de Educação, pela Unesco e pela Odebrecht, que é uma empresa parceira”, disse Luiziana Simões de Almeida.

No C.M. Botafogo ainda são desenvolvidas, aos sábados, atividades voltadas para a comunidade, como capoeira, pintura em tecido e aulas de inglês.