Foto: Divulgação
Os alunos se conscientizara sobre a importância da segurança no trânsito
Mais uma escola da rede municipal se sensibiliza e adere ao “Maio Amarelo”. Trata-se do Colégio Municipal Renato Martins, na Ajuda de Baixo, onde os alunos do 5º ano se mobilizaram, na sexta-feira (15), quando realizaram diversas atividades em alusão ao movimento. Seguindo a proposta de chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito e a necessidade de reverter esta realidade, os 180 estudantes de sete turmas desenvolveram ações, enfatizando conceitos de responsabilidade no trânsito e atuaram junto aos outros alunos para que também cumpram seu papel de cidadão e se tornem condutores responsáveis no futuro.
As atividades aconteceram durante os turnos da manhã e da tarde. Para a realização deste dia especial, os estudantes, que vestiram amarelo, prepararam placas e ornamentaram toda a escola lembrando a “atenção pela vida”, tema do movimento. A partir daí, os grupos percorreram cada sala da unidade de ensino explicando aos demais alunos o que é o “Maio Amarelo”, lembrando a eles que devem cumprir seu papel como cidadãos para um trânsito mais seguro, não só em seu dia a dia, mas também quando se tornarem condutores no futuro.
Depois de percorrerem as demais turmas do colégio, os estudantes ainda visitaram as escolas de Educação Infantil próximas (Amcorin e Professora Laura Sueli de Campos Bacelar), além do anexo do Renato Martins. Mas as ações não pararam por aí. Eles ainda realizaram uma “blitz educativa” com os veículos que passavam em frente a unidade de ensino, adesivando carros e explicando o movimento “Maio Amarelo” aos condutores.
Exemplo – O diretor da unidade do Renato Martins, Roberto José Valcacio Filho, explicou que o trabalho de conscientização para um trânsito mais seguro deve ser feito desde a infância. Daí a avaliação positiva sobre a ação na unidade de ensino.
- Já trabalhamos com os alunos a conscientização em relação à necessidade de um comportamento seguro no trânsito, inclusive por meio de parcerias com outros órgãos, como a Autopista Fluminense. Temos muitas ações ainda a fazer sobre o tema. Apesar de não fazer parte do conteúdo programático, este é um tema transversal que envolve conceitos de ética e cidadania que devem ser trabalhados desde cedo para que sejam pedestres e futuros condutores responsáveis, pontuou.
O secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, concordou com a afirmação do diretor. “Quanto mais cedo as crianças aprendem estes conceitos, maiores são as chances de formarmos condutores mais conscientes de suas responsabilidades, atuando na prevenção”, disse.
O secretário de Educação, Guto Garcia, também enfatizou a importância da ação no Renato Martins: “Os alunos das turmas do Colégio Renato Martins estão de parabéns, pois aderiram ao movimento e vestiram o amarelo de fato, mostrando também a importância de ter “Atenção pela Vida”, finalizou.