Foto: Divulgação
O encontro com os jornalistas aconteceu na manhã desta quarta-feira (6).
Representantes dos veículos de comunicação participaram, nesta terça-feira (05), da coletiva convocada pela Fundação Macaé de Cultura (FMC). O objetivo foi detalhar a programação do Festival Viva Cultura, evento promovido para comemorar o Dia da Cultura, que se estenderá por todo o mês de novembro até o início de dezembro.
O presidente da FMC, Juliano Tannus Fonseca, destacou a importância da reunião com a imprensa. “Estou satisfeito com a presença maciça da imprensa local atendendo ao nosso convite. Foi uma oportunidade importante de mostrar com clareza que a nossa gestão se preocupa em dar transparência às ações do governo”, disse. O vice-prefeito, Danilo Funke, prestigiou a coletiva.
Além de destrinchar a diversificada programação, o presidente da Fundação de Cultura pontuou as atividades paralelas que vão dar melhor estrutura e resgate ao movimento cultural na cidade. Dentre elas, o restauro do coreto da Praça Veríssimo de Mello, com ativação do porão, para oferecer um novo espaço à dinâmica da arte e da cultura de modo geral. Por meio da Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico, a FMC está realizando ainda a restauração de bustos e monumentos, de maneira a recuperar as peças que ajudam a contar a história de Macaé.
Festival Viva Cultura
Formatado para ser anual e contemplar todas as vertentes culturais e artísticas, o Viva Cultura acontecerá diariamente em diversos pontos da cidade e da região serrana. No Centro, os principais palcos das apresentações são as praças Washington Luiz e Veríssimo de Mello. A FMC cuidou também de incluir atrações de fora como referência para os grupos locais. Abrindo o evento, nesta sexta-feira (08), será apresentada a peça Mamute, patrocinada pela Petrobras. Fechando o mês de novembro, dia 30, haverá o show de Toquinho numa homenagem ao centenário do poeta e compositor Vinicius de Moraes.
Como não podiam ficar de fora, os grupos de dança da cidade vão se apresentar na Mostra de Dança, e algumas referências do Teatro Municipal do Rio de Janeiro também participam desta agenda. A vasta programação traz ainda a peça Comédia em Preto e Branco, com o prata da casa Marcelo Marrom, que estará aberto a um batepapo com o público. A sétima arte também está confirmada no evento, através do Cinema Itinerante, que será levado aos bairros Aeroporto e Ajuda, e aos distritos do Sana e Córrego do Ouro.
O Lagomar será palco do festival da Cultura Nordestina, de 22 a 24. A grande atração será o show de forró com o grupo Falamansa, dia 23. Embarcando nesta animação, ocorrerá em paralelo o festival gastronômico, com mais de 30 barracas de pratos e petiscos do Nordeste. O evento é fruto de pesquisa da Fundação de Cultura junto aos moradores, que mapeou um grande número de nordestinos vivendo no bairro e a presença de restaurantes oferecendo a gastronomia típica desta região.
A intensa programação do Festival pretende ser um marco cultural para o município com o I Fórum de Cultura a ser realizado em praça pública. “Após o debate, vamos bater o martelo para o planejamento das ações de 2014”, disse o presidente da FMC, animado com a troca de experiências, para atender as demandas das categorias que envolvem as artes. No fórum serão apresentadas fotos do novo Cine Clube, transformado num grande centro de atividades culturais e artísticas para presentear a população. Seu funcionamento será em sistema tripartite: Petrobras, Prefeitura de Macaé e Fundação Macaé de Cultura.
O grande calendário traz ainda para a cidade, pela primeira vez, o Encontro dos Delegados do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio de Janeiro (SATED), após quase uma década, prometendo acender o cenário artístico macaense.
Clique aqui e veja a programação completa!