logo

Colônia de Férias do Peti promove atividades esportivas, artísticas e culturais

15/01/2008 15:59:54 - Jornalista: Equipe Secom

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) promove até o dia 21, Colônia de Férias para os alunos, com diversas atividades esportivas, artísticas e culturais. O horário de funcionamento é das 9h30 às 15h30 e, a colônia funciona na sede do próprio Peti, na Fronteira. O programa é desenvolvido pela secretaria da Infância e Juventude (Sinjuv) da prefeitura de Macaé em parceria com o Governo Federal.

De acordo com o coordenador pedagógico do Peti, Douglas Fontes, a proposta do projeto é oferecer lazer, diversão e conhecimento para as 40 crianças que participam da Colônia de Férias que começou no dia 7.

- Preparamos uma série de atividades para agradar e entreter as crianças. Tentamos unir arte, esporte, cultura e conhecimento nesta Colônia de Férias. Alternamos ações esportivas com atividades sócio-culturais, como oficina de artes, leitura e sala de vídeo que acontecem internamente dentro de nossas instalações, contou entusiasmado o coordenador Douglas.

Às segundas e quartas-feiras, os alunos participam de gincanas na parte da manhã. A turma foi dividida em quatro equipes identificadas por cores diferentes (branco, azul, laranja e verde) e disputam, com muita garra, corridas de saco, ovo na colher, dança das cadeiras, caça ao tesouro e cabo de guerra. Na parte da tarde há torneios de futebol, jogos diversos, dentre outras brincadeiras ao ar livre.

A grande novidade da Colônia de Férias de 2008 é o passeio turístico que acontecerá na quinta-feira (17) a Rio das Ostras, onde as crianças terão a oportunidade de conhecer o Parque dos Pássaros, a Praça da Baleia e a Lagoa de Iriri. As crianças já aguardam ansiosas para conhecer os pontos turísticos de Rio das Ostras. “O grupo sairá às 8 h e retornará às 14h30. Iremos aproveitar todo este tempo para aprender mais sobre a natureza e as belezas naturais de nossa região. No Parque dos Pássaros, por exemplo, um biólogo irá acompanhar o grupo e ensinar um pouco sobre os pássaros e a Mata Atlântica”, pontuou a coordenadora do Peti, Viviane Menezes.

O Peti, que funciona na Fronteira, atende a 90 crianças e adolescentes, entre 07 e 14 anos, dos bairros da Fronteira e da Nova Holanda que vivem em áreas de risco social. O programa desenvolve diversas atividades voltadas para a formação educacional, cultural e pessoal das crianças assistidas. Durante a Colônia de Férias as crianças recebem três refeições diárias: café da manhã, almoço e lanche.