logo

Com a chegada do feriadão, Mobilidade alerta para os cuidados no trânsito

06/09/2023 15:25:00 - Jornalista: Catarina Brust

A imprudência ao volante é uma das maiores causadoras de acidentes no trânsito, principalmente nas estradas, com ultrapassagens arriscadas e em locais indevidos. Outro fator também é a violência no trânsito que pode ser observada pela troca de ofensas entre motoristas, desrespeitos à legislação e até mesmo com a morte nas vias. Além de gerarem problemas momentâneos como desentendimentos e estresse, levam à perda de vidas.

Manutenção do veículo

De suma importância antes de pegar a estrada para não haver imprevistos, ou mesmo circular pelas vias da cidade, a revisão e manutenção do veículo deve ser feita periodicamente. Verifique os seguintes itens: nível do óleo, calibragem e estado dos pneus, o funcionamento dos componentes elétricos, nível de combustível e o funcionamento dos acessórios de segurança (como o cinto de segurança). Essa checagem é fundamental para seu veículo estar mais seguro.

Excesso de velocidade

Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima nas rodovias será conforme o Artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Uso de celular

A maioria dos acidentes de trânsito são provocados por falha humana, principalmente pela desatenção. Utilizar aparelhos celulares enquanto estiver dirigindo pode aumentar consideravelmente o risco de acidentes, pois essa ação diminui a atenção e os reflexos do motorista. Falar ao celular ou conferir mensagens de texto pode levar apenas alguns segundos, mas podem custar vidas.

Abuso de álcool

A combinação de álcool e direção pode causar acidentes graves de trânsito, gerando consequências severas para quem pratica e para os outros. De acordo com o Art.165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é uma infração gravíssima, cujas penalidades são multa (R$ 293,47 multiplicada por 10) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses, podendo resultar na perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Fotos Relacionadas