logo

Com a proximidade do verão, CCZ intensifica ações em Macaé

18/11/2014 10:18:00 - Jornalista: Equipe Secom

Com um trabalho voltado na prevenção de doenças transmitidas ao homem por animais, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Macaé, vem realizando uma série de ações de controle de dengue, roedores, pernilongos, caramujo africano, entre outros.

Com a proximidade do verão, as atividades de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, estão sendo intensificadas com visitas domiciliares, eliminação de criadouros, orientações, colocação de telas em caixas d´água, entre outros.

Uma das ações fundamentais do CCZ no controle da dengue é a integração da sociedade para evitar a formação de focos e evolução dos criadouros do mosquito. Outra preocupação dos gestores para o próximo verão é a febre Chikungunya, que também pode ser transmitida pelo Aedes aegypti.

No último Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), em outubro, dos 105.833 imóveis visitados rotineiramente por ciclo na cidade, a pesquisa amostrou 4.121 imóveis, dos quais 71 foram positivos para Aedes aegypti na área urbana; na área rural foram visitados 239 imóveis, onde não foram encontradas amostras. Os resultados do LIRAa apresentaram um índice de Infestação Predial (IIP) da cidade de 1,7%, condição considerada estado de alerta pelo Ministério da Saúde.

Atividades - O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também desenvolve outros trabalhos como a Campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. Agentes estão percorrendo os bairros da sede do município imunizando os animais. O dia D da campanha será 13 de dezembro, com vários postos, que irão funcionar de 8h às 17h.

O órgão também faz atendimento de denúncias de maus tratos a animais e criações irregulares, monitoramento de casos de acidentes por mordedura ou arranhadura causada por cães ou gatos em unidades de saúde locais. Como também fiscalização em estabelecimentos comerciais ligados à atividade de banho e tosa, pet shop, hotéis, abrigos, casas de ração e agropecuárias e consultórios veterinários, com a emissão da licença zoossanitária para o pleno funcionamento do local.