Foto: Guga Malheiros
Agentes do Centro de Controle de Zoonoses em busca de focos do mosquito transmissor da dengue
Macaé é a única cidade do estado do Rio de Janeiro que corre risco de surto de dengue, segundo o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na última segunda-feira. De acordo com a pesquisa realizada pela própria prefeitura macaense, 4% dos locais visitados no município do norte fluminense apresentam focos do mosquito da dengue.
Apesar do alto índice de focos, o número de casos confirmados de janeiro até o último dia 19 de fevereiro caiu, em relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, foram 13 notificações, enquanto no mesmo período de 2013 eram 164 casos computados. De acordo com o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, a cidade já realiza uma forte operação de combate à dengue e novas ações são planejadas.
- Desde o LIRAa realizado em outubro do ano passado, demos início a uma operação pente-fino na cidade. Durante o levantamento, os agentes identificam e eliminam o foco. Esse diagnóstico é fundamental para que possamos fazer o direcionamento das ações para impedir que haja uma epidemia de dengue no município. Aoesar do LIRAa alto, o número de casos notificados é relativamente baixo para uma cidade com cerca de 250 mil habitantes - explica o prefeito.
A fiscalização e as ações de combate aos focos do mosquito seguem na programação. Mais de 50 agentes da Vigilância em Saúde de Macaé vão fazer novas visitas a imóveis de todo o município para eliminar criadouros.
- Desde o ano passado estamos indo aos bairros, trabalhando em ações educativas. Porque o mosquito está na casa das pessoas, é uma luta de toda a sociedade. Em janeiro, criamos a força-tarefa "Todos contra a dengue". Em três semanas de trabalho, cerca de 11 mil imóveis e terrenos baldios foram vistoriados - esclarece Dr. Aluízio.
Ações educativas também estão programadas. Uma peça de teatro, organizada pelas secretarias de Saúde e Educação, vai ser apresentada em escolas da rede municipal de ensino.
- As escolas têm recebido atenção especial por entendermos que os alunos são multiplicadores de boas práticas, fortalecendo essa corrente de combate à proliferação dos focos do mosquito - acrescenta.
Confira os colégios que vão receber as apresentações:
- Quinta-feira (20/02): Escola Átila Maltez (Cajueiros);
- Sexta-feira (21/02): Escola Joaquim Luiz Freire Pinheiro (Alto dos Cajueiros);
- Segunda-feira (24/02) e terça-feira (25/02): Colégio Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol);
- Quarta-feira (26/02): Balneário Lagomar;
- Quinta-feira (27/02): Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria de Maris Sarmento Torres (Imbetiba).
Fonte: Extra on line http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/dengue/com-maior-indice-de-focos-do-estado-do-rio-macae-intensifica-acoes-contra-dengue-11653574.html