logo

Com melhor defesa do Carioca, Macaé tem tabu a quebrar diante do Boavista

09/02/2008 14:19:22 - Jornalista: Tiago Ferreira

Com remotas chances de classificação para a semifinal da Taça Guanabara, o Macaé Esporte enfrenta o Boavista neste domingo (10), às 16h, no Estádio Eucyr Resende de Mendonça, com outros objetivos. A vitória deixaria o alvianil com a melhor campanha dentre os 12 clubes de menor investimento no turno e, além disso, quebraria a escrita de nunca ter derrotado o time de Saquarema em jogos oficiais.

A história aponta seis partidas entre os dois clubes, com três empates e três vitórias do Boavista. Porém os confrontos mais importantes foram nas finais da Segundona de 2006. No primeiro jogo, realizado no Cláudio Moacyr, o Boavista venceu por 2 a 1 com a arbitragem polêmica de Gutemberg de Paula Fonseca. No duelo de volta, o empate sem gols em Bacaxá deu o título à equipe da Região dos Lagos.

Para começar a reverter esses números, o Macaé Esporte aposta na força do conjunto para derrotar o rival. Os comandados do técnico Tita têm a melhor defesa do Carioca, ao lado do Flamengo, com apenas três gols sofridos em seis jogos disputados: média de 0,5 por partida. Um dos responsáveis por esse desempenho é o zagueiro e capitão André, que neste domingo completa 29 anos de idade.

- A nossa forma de jogar, priorizando muito a posse de bola, ajuda a gente conseguir esses números. Além disso, o pessoal da frente ajuda muito na marcação de saída de bola do adversário, facilitando o trabalho da defesa e do goleiro Cássio, que está em grande fase. Vamos buscar mais uma vitória fora de casa, que nos deixará em posição privilegiada em termos de Série C - disse André.

Classificação

Apesar de existir possibilidades matemáticas, os jogadores do Macaé Esporte sabem das dificuldades de voltar de Saquarema com uma vaga nas semifinais. Em terceiro do Grupo A, com 11 pontos, o alvianil precisar golear o Boavista e torcer por uma derrota do vice-líder Fluminense, com 14 pontos, no clássico contra o já classificado Flamengo também neste domingo, às 18h10, no Maracanã.

Como o saldo de gols do Tricolor das Laranjeiras é superior ao do alvianil praiano (12 a 5), o Macaé Esporte precisa tirar uma diferença de oito gols do Fluminense, que leva ainda vantagem no número de gols marcados: 19 a 8. Ou seja, para exemplificar, os macaenses teriam que golear o Boavista por 4 a 0 e torcer para o Flamengo derrotar o Fluminense pelo mesmo placar.

- Primeiramente, temos que fazer a nossa parte e conseguir os três pontos. Para isso, vamos continuar desenvolvendo o trabalho que vem sendo feito. Depois, dependendo do jogo, aí é que podemos começar a pensar em classificação, mesmo sabendo que é muito difícil. Se deixássemos a gente jogar mais vezes em casa, talvez teríamos mais chances de conquistar esta vaga - frisou o volante camaronês Steve.

>> Juniores: Quinto colocado do Grupo A, com oito pontos ganhos, o Macaé Esporte se despede da Taça Guanabara de juniores também neste domingo em Saquarema, às 11h, contra o Boavista, que está na sétima posição com quatro pontos. Porém, os macaenses podem terminar o turno na terceira colocação da chave.

FICHA TÉCNICA
BOAVISTA X MACAÉ
Árbitro: Antônio Frederico de Carvalho Schneider
Auxiliares: Gilberto Stina Pereira e Marcelo Corrêa de Lima
>> Boavista: Erivélton; Helton, Fábio Braz e Bruno; Flavinho, Bruno Moreno, Roberto e Esquerdinha; Diogo, Anselmo e Rodrigo. Técnico: Edinho.
>> Macaé: Cássio; Wallace, André e Souza; Mário César, Marcinho, André Gomes, Steve, Wallacer e Bill; Bruno Mezenga e Jones. Técnico: Tita.