Foto: Kaná Manhães
O dia-a-dia dos moradores do bairro Lagomar está ganhando mais qualidade de vida. Após os investimentos da Prefeitura de Macaé em segurança, pavimentação e saneamento básico, agora, a Secretaria de Obras está terminando a urbanização do canteiro central da Avenida Visconde de Quissamã. Esta é a segunda etapa das obras do Lagomar, que agora conta com quadras de esporte, campo de futebol, playground, ciclovia e paisagismo. A previsão é para que a conclusão das obras aconteça entre o final de julho e o início de agosto.
A iniciativa faz parte do Programa Planejando Macaé e tem o objetivo de atender à demanda de crescimento que o Lagomar sofreu nos últimos anos. A Prefeitura está investindo cerca de R$ 30 milhões nas obras, divididas em duas etapas. O bairro tem cerca de 45 mil moradores.
Esta segunda fase, iniciada em maio de 2012, inclui a urbanização de oito quadras ao longo da Avenida Visconde de Quissamã, que corta grande parte do bairro. Ao todo, são mais de 26 mil metros quadrados já urbanizados. Nas quadras três, quatro e seis, a preferência foi por ofertar opções de esporte e lazer. Dois playgrounds (parques infantis), duas quadras de esporte e um campo de futebol foram construídos, além de canteiros de jardinagem e pavimentação, com piso de concreto intertravado colorido.
- Na quadra cinco, onde foi construída a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), optamos por fazer estacionamentos, para facilitar a vida dos pacientes, dos acompanhantes e dos profissionais de saúde da UPA. Além disso, investimos em alambrados para cercar as quadras de esporte, o campo de futebol e o parquinho, disse Janilson Lacerda, engenheiro responsável pelas obras.
A primeira fase começou em 2006, com a instalação de 55 mil metros de rede de esgoto, 38 mil metros de drenagem, e 200 mil metros quadrados de pavimentação, entre asfalto e paralelepípedos. Janilson Lacerda lembra que outra obra, a da Estação de Tratamento e Esgoto (ETE), construída no Engenho da Praia, também beneficia os moradores do bairro Lagomar.
- Foram construídas seis elevatórias na primeira etapa e mais quatro nesta segunda. Elas servirão para bombear o esgoto até a estação de tratamento, explica.