Foto: Robson Maia
A quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco será instalada na passagem de nível próxima à subida do Morro de Santana, no Miramar
Com o trânsito já desviado no local, pela Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), continua a mobilização para a instalação da quarta ponte pré-moldada sobre o Canal Fábio Franco, na passagem de nível próxima à subida do Morro de Santana, no Miramar. Já estão no local equipamentos e contêineres, disponibilizados pela empresa responsável pelas obras, do Consórcio CBPO/Zadar, para que as obras da quarta ponte pré-moldada comecem já a partir da próxima segunda-feira, com a retirada dos trilhos da linha férrea sobre o canal, autorizada pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
De acordo com o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, a retirada dos trilhos será acompanhada por equipe técnica da Ferrovia Centro-Atlântica, que atendeu a solicitação do município para a retirada dos trilhos pela necessidade emergencial das obras de macrodrenagem da região.
Ainda esta semana, segundo informou o engenheiro Edílson Ferreira, do Consórcio CBPO/Zadar, começam as escavações para a instalação da ponte. As obras têm prazo de conclusão de dois meses, se o tempo colaborar. Ele colocou que as placas pré-moldadas que vão compor a nova ponte já estão prontas e que a nova ponte terá o mesmo tamanho das outras já instaladas sobre o canal, para aumentar o fluxo das águas pluviais de apenas dois metros para 5,20 metros, melhorando o escoamento de toda região.
Edílson Ferreira ressaltou o apoio da Mactran no desvio do trânsito no local e disse que a instalação dessa ponte vai requerer um tempo maior de instalação, pelas intervenções que terão que ser feitas na linha férrea.
Essa será a quarta ponte instalada pela prefeitura sobre o Canal Fábio Franco, com o objetivo de ampliar a vazão das águas pluviais, visando acabar com os alagamentos naquela região. Além das pontes, a prefeitura vai instalar mais quatro bombas na elevatória da Télio Barreto, com capacidade de escoar, cada uma, 500 litros de água por segundo. Essas novas bombas vão auxiliar as duas já existentes na elevatória, aumentando a vazão de água para quatro mil litros por segundo.
A instalação dessas pontes sobre o Canal Fábio Franco fazem parte da primeira fase do Programa Água Limpa, de macrodrenagem da cidade. As ações vão beneficiar os bairros mais atingidos pelos alagamentos, na região do Sol y Mar e Riviera. O município investe, com recursos próprios R$ 40 milhões na primeira fase do Água Limpa, que está previsto para ser concluído em quatro anos com investimento total de R$ 277 milhões.
Outras ações do Água Limpa acontecem na rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamin, onde será construído um canal com seis metros de largura por dois metros de altura. Na avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna), será totalmente refeito um canal de escoamento, com formato retangular e em concreto armado. O canal ali existente, de tubulação Armco, de 2 mil milímetros, está assoreado e com rompimento em vários trechos, dificultando o escoamento da água e causando alagamentos na região.
O Programa Água Limpa, de macrodrenagem e saneamento do município, foi criado pela prefeitura para eliminar os alagamentos em pontos críticos das áreas mais baixas, e também coletar 100% do esgoto das residências, direcionando o esgoto para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). As obras desse programa, prioritário para o governo do prefeito Riverton Mussi, foram projetadas para acompanhar o crescimento de Macaé pelos próximos 20 anos.