Foto: Maurício Porão
A ação foi realizada no bairro Jardim Franco
Atualizada às 19:39.
O trabalho de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti tem sido intenso em Macaé. Nesta quinta-feira (5), uma ação integrada da Gerência de Vigilância Ambiental com apoio da Coordenadoria de Pronta Ação e das secretarias de Ordem Pública, Serviços Públicos e Obras atuou em um imóvel abandonado no Jardim Franco. A intervenção colocou fim ao risco à saúde pública já que no local foram encontrados acúmulo de água em sua estrutura e outros depósitos móveis.
O Gerente da Vigilância Ambiental, Luan Campos, ressalta que as ações integradas são uma forma de oferecer uma resposta rápida à população, principalmente em cenários mais graves com constatado risco de proliferação de mosquitos.
“Macaé é um exemplo na conduta de como combater a dengue com a soma de forças e trabalho intersetorial. A saúde começa no meio ambiente, por isso, imóveis abandonados são um grande problema para nós, porque a falta de cuidado e manutenção acabam tornando o cenário ideal para reprodução dos mosquitos. Nesses casos precisamos intervir com outros órgãos importantes para a realização de nosso trabalho de tratamento, mas, sobretudo, de eliminação dos criadouros, contando com as forças da Pronta Ação e da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, que realiza efetivamente a parte de limpeza e remoção dos resíduos e inservíveis", detalhou.
Um dado alarmante da Gerência coloca em evidência a importância do papel da população nessa guerra contra a dengue e outras doenças como a Zika e Chikungunya. “Atualmente, 92% dos focos encontrados estão dentro dos imóveis e 51,8% dos depósitos estão a nível do solo como caixas de água, bombonas, barris e tonéis”, informa Luan, que ressalta que denúncias e reclamações podem ser realizadas pelos canais disponíveis do Disque Dengue.
O atendimento pode ser presencial na sede da Gerência que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo telefone: 0800-022-6461, com ligação gratuita, WhatsApp Aedes (22) 2772-6461, além do Instagram: @vigilanciaambientalmacae.