Foto: Guga Malheiros
Mutirões são feitos no período do verão, intensificando o combate à dengue
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria de Saúde continua na próxima semana os mutirões de combate à dengue. Cento e vinte agentes de endemia trabalharão nesses mutirões, dentro da quinta semana epidemiológica.
Segundo o coordenador do CCZ, Ramon Bouças, os mutirões são feitos no período do verão, intensificando o combate à dengue, uma vez que as chuvas tendem a aumentar nessa época do ano, que vai de janeiro a abril. “O mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) tem propensão a se desenvolver em áreas mais quentes. As temperaturas estão mais elevadas e as pessoas devem ter cuidado para não acumular água em reservatórios para não haver multiplicação do vetor”, explica.
Os mutirões serão os seguintes: entre os dias três e seis de fevereiro, um supervisor e 14 agentes atuarão no Centro, das 8h às 13h; no mesmo período e horário, o mesmo trabalho será feito no bairro Visconde de Araújo por 11 agentes e um supervisor. Já no Jardim Santo Antonio, oito agentes e um supervisor realizarão os trabalhos, entre 8h e 13h, também entre os dias dois e seis. No Morro de São Jorge, os serviços de combate à dengue ocorrerão nos dias dois e três de fevereiro, das 8h às 13h, graças à atuação de oito agentes e um supervisor.
No bairro Malvinas, haverá a ação por meio de sete agentes e um supervisor, entre os dias dois e seis de fevereiro, das 8h às 13h, enquanto que na Praia dos Cavaleiros o mesmo serviço será realizado graças à atuação de nove agentes e um supervisor, entre os dias dois e seis, das 8h às 13h. Por sua vez, o bairro Nova Esperança também será alvo dos trabalhos de dez agentes e um supervisor, entre os dias dois e seis de fevereiro, das 8h às 13h. O Parque Aeroporto terá essas atividades na mesma data e horário pela atuação de dez agentes e um supervisor.
O bairro mais populoso de Macaé, o Lagomar, contará com os trabalhos de 13 agentes de endemia e um supervisor, entre os dias dois e seis de fevereiro, das 8h às 13h. No distrito do Frade, um supervisor e cinco agentes atuarão no combate à dengue no mesmo dia e horário. De acordo com o CCZ, por motivo de chuva ou força maior o itinerário poderá sofrer alterações.