logo

Combate à dengue entra em campo no jogo do Macaé neste domingo

29/03/2008 12:57:08 - Jornalista: Simone Noronha

Depois de mobilizar toda a cidade nos 44 postos montados nas unidades de saúde e no posto volante, levado à Praia dos Cavaleiros, a Campanha Municipal de Homeopatia contra a dengue será levada neste domingo (30) ao Estádio Cláudio Moacir, na Barra. Durante o jogo do Macaé Esporte contra o Friburguense, às 15h, equipes da Secretaria de Saúde estarão distribuindo o complexo, que não tem nenhuma contra-indicaçâo e ajuda a amenizar os sintomas da doença.

- Queremos mobilizar cada vez mais a população no combate à dengue. Vamos continuar com a campanha homeopática até o dia próximo dia 18 em todas as unidades de saúde do município, incluindo os postos de emergência, disse o secretário executivo de Saúde, Paulo Seady.


Neste sábado (29), no Dia D de combate à doença, 81 mil doses do complexo foram distribuídas em todas as unidades de saúde e no posto da Praia dos Cavaleiros, aproveitando o belo dia de sol. No Centro de Saúde Jorge Caldas, a estudante de enfermagem Ívila Abreu, 18 anos, chegou cedo para tomar a sua dose do complexo. “Quero estar prevenida caso eu pegue dengue. Mas estou fazendo a minha parte para que isso não aconteça, ficando de olho nos possíveis focos do mosquito em casa”, comentou.


Graças às constantes campanhas de prevenção e de conscientização da comunidade promovidas pela prefeitura, Macaé tem hoje dos menores índices da doença no estado: este ano, foram apenas 11 casos confirmados da doença. “Mas com esta epidemia no Rio, temos que ficar ainda mais atentos, pois temos em Macaé uma população flutuante muito grande”, disse o secretário Paulo Seady.


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) conta com 137 agentes que atuam no combate à dengue. Além da visitas domiciliares - onde realizam o tratamento e a orientação dos moradores - os agentes atuam em 350 pontos estratégicos como borracharias, empresas e ferros-velhos, fazendo visitas quinzenais.

Para diminuir o índice de pendências (domicílios fechados), o CCZ fez uma mudança no horário das visitas. Os agentes também passaram a atuar no horário do almoço de 12h às 14h. O centro conta também com os serviços de pulverização de bueiros e em casos confirmados de dengue é utilizado carro UBV (fumacê) e o aero-system nos domicílios.


A equipe técnica do CCZ explica que o uso do fumacê só pode ser usado em casos específicos, pois o uso indiscriminado de inseticida causa riscos ao meio ambiente. A população conta com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à Dengue. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.