logo

Combate a dengue ganha mais um reforço

05/06/2006 16:06:23 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A secretaria de Saúde de Macaé (Semusa) conta agora com mais um equipamento de combate ao mosquito transmissor da dengue. Na manhã desta segunda-feira, em Córrego do Ouro, o prefeito Riverton Mussi, em companhia do secretario de Saúde, Fernando Diogo, e o subsecretário, Luiz da Penha, assistiram à demonstração da nova máquina pulverizadora Profog.

A Profog atinge o mosquito na fase alada. A máquina será utilizada nos bairros da cidade, onde for comprovado caso de dengue. O equipamento, segundo o prefeito, também será utilizada nas ações de combate ao mosquito borrachudo na região serrana.

“A máquina, por ser portátil, poderá ser instalada em qualquer carro e será utilizada para auxiliar a máquina UBV (fumacê)”, explica o secretário de Saúde, Fernando Diogo. A Profog produz uma fumaça mais densa para atingir o mosquito na fase alada. Segundo o secretário, o trabalho preventivo prosseguirá com a visita dos agentes de endemia a cada dois meses às residências.

A gerente de Divisão de Zoonoses, Maria Cristina Pereira, a Profog fará um trabalho de bloqueio. De acordo com ela, os casos registrados em Macaé são provenientes do fluxo de pessoas que circulam na cidade vindas de outros lugares. “Os casos estão divididos, não estão centrados num só bairro”, explica.

Maria Cristina diz que os casos de dengue registrados em Macaé são provenientes de bairros de classe média, enquanto que nas áreas onde o saneamento é precário não há focos da doença.

Segundo ela, esse aumento nos casos de dengue já era esperado pelo Ministério da Saúde. “Como não aconteceu no verão, está ocorrendo agora”, diz. O último aumento de incidência de dengue aconteceu com a introdução do sorotipo dengue 3, onde todos eram suscetíveis. É comum que agora outras pessoas estejam sendo infectadas. “Só não identificamos ainda qual é o sorotipo”, comentou.

Visita – O prefeito Riverton Mussi aproveitou para visitar a área da antiga fazenda Vitória, em Córrego do Ouro. No local, segundo o prefeito, será construída uma nova unidade de saúde mista, escola técnica rural e um centro de lazer com um parque aquático. Tudo será construído numa área de 200 mil metros quadrados. Segundo Riverton, todas essas obras estão em fase de elaboração de projeto. “No caso da escola técnica vamos aproveitar a estrutura da fazenda para fazer adaptações”, contou.