O combate à hanseníase será reforçado, em Macaé, com a campanha de conscientização “Janeiro Roxo”. As ações serão conduzidas pela Gerência de Vigilância em Saúde, por meio do Programa Municipal de Dermatologia Sanitária. No dia 29 (quinta-feira), das 8h às 15h, a equipe do programa estará em frente à sede da Sociedade Musical Nova Aurora, Calçadão Rui Barbosa, para esclarecer dúvidas da população sobre a doença, orientar sobre sinais e sintomas e avaliar manchas e lesões na pele.
O objetivo da ação é a identificação precoce de sinais suspeitos, além de reforçar a importância do cuidado com a saúde da pele. A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que tem tratamento e cura, especialmente quando diagnosticada precocemente. O tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A informação é um recurso fundamental para o diagnóstico precoce e para se evitar sequelas, além de importante para o combate ao preconceito contra as pessoas infetadas. Após o início do tratamento e acompanhamento pela equipe do programa, a pessoa deixa de transmitir a doença.
A equipe do Programa de Dermatologia Sanitária de Macaé é composta por médica dermatologista, enfermeira, técnica de enfermagem e fisioterapeuta. De acordo com a coordenadora do programa, a enfermeira Sara Cristina Silva, informação, acolhimento e acesso ao tratamento são fundamentais para o controle da doença. Ao se identificar qualquer sinal ou sintoma, ela recomenta que o usuário se encaminhe a uma Unidade Básica de Saúde.
Os principais sintomas são: manchas claras, avermelhadas ou amarronzadas na pele, com perda ou diminuição da sensibilidade; dormência ou formigamento em mãos, pés e pernas; diminuição da força muscular; espessamento dos nervos, podendo causar dor; feridas que não doem e apresentam dificuldade de cicatrização e queda de pelos em áreas afetadas.