No dia 30, a partir das 10h, 10 minutos serão dedicados na vistoria e eliminação de criadouros
Para garantir o envolvimento de população macaense no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chicungunha e zika vírus, foi definido, durante a reunião do Gabinete de Atenção e Combate ao Aedes, o Dia Municipal de Mobilização. No próximo dia 30, as pessoas serão estimuladas a dedicar 10 minutos, a partir das 10h, para fazer uma vistoria no imóvel, buscando eliminar locais que possam servir de criadouros.
O secretário de Saúde, Pedro Reis, lembra que as ações de mobilização são fundamentais para manter o controle destas doenças na cidade. "Em reunião na última semana, no Rio de Janeiro, o município foi elogiado por suas ações intersetoriais. O combate ao mosquito é uma responsabilidade de governo, em que todas as secretarias estão envolvidas para mobilizar toda sociedade", frisa.
Ainda de acordo com o secretário, apesar do aumento de casos notificados na cidade, o município não está em epidemia, segundo relatório da Secretaria de Estado de Saúde. Para ser considerada epidemia de dengue, é preciso que haja 300 casos notificados para cada 100 mil habitantes.
Dados da Coordenação de Vigilância em Saúde apontam que, até o dia 11 de março, foram registradas 325 notificações por dengue, destes 107 confirmados.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) conta com um canal direto em que o cidadão pode dar sugestões e fazer denúncias. Os contatos são os telefones: 2772-6333 e 2765-8700, ramal 249 e ainda pelo e-mail: cczmacae@yahoo.com.br.