Foto: Divulgação
Nesta semana, locais como Horto, Verdes Mares, Cavaleiros e Cancela Preta foram alguns dos pontos visitados
A alternância de dias quentes com pancadas de chuvas é uma combinação que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que se aproveita da água acumulada para se reproduzir. Em Macaé, os agentes de combate a endemias têm reforçado as ações de monitoramento. Nesta semana, locais como Horto, Verdes Mares, Cavaleiros e Cancela Preta foram alguns dos pontos visitados pela Gerência de Vigilância Ambiental.
Verificação de possíveis depósitos e criadouros de mosquito, coleta de amostras para tratamento ou eliminação foram algumas das ações realizadas em imóveis, terrenos e espaços públicos. O trabalho, que é constante ao longo do ano, é intensificado nesta época do ano justamente pelas condições mais favoráveis de reprodução do Aedes.
A Gerência de Vigilância Ambiental, que é ligada à Secretaria de Saúde, ressalta a importância de atenção dos moradores na verificação periódica a fim de evitar que o mosquito se reproduza. Atualmente, de acordo com o órgão, 92% dos focos são encontrados em imóveis residenciais.
Denúncias e solicitações
A população pode contribuir com o trabalho de fiscalização. Denúncias e solicitações podem ser encaminhadas à Gerência através de atendimento presencial, à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro. O contato também pode ser feito pelos canais: e-mail cevas@macae.rj.gov.br; telefone: 0800-022-6461, com ligação gratuita; WhatsApp Aedes (22) 2772-6461 e Instagram: @vigilanciaambientalmacae.