logo

Combate ao desperdício da merenda escolar continua em 2012

26/12/2011 12:43:44 - Jornalista: Joice Trindade

Com a finalidade de levar aos alunos da rede municipal reflexão sobre o combate ao desperdício, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, vai prosseguir, no próximo ano letivo, com as ações da Campanha Mundial de Alimentação que destaca o tema “Fome, obesidade e desperdício: não alimente este problema”. A intenção é que os alunos do Ensino Fundamental participem de trabalhos que envolvem a pesagem do resto-ingestão e o levantamento da média dos alimentos que são desperdiçados na escola pelos alunos, que deixam comida no prato ou jogam fora.

A previsão é de que, em 2012, as ações sejam desenvolvidas através de parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação. De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, a proposta é levar a conscientização dos alunos em relação a um cardápio nutritivo e nenhum desperdício dos alimentos não apenas nos refeitórios das escolas, mas em suas casas:

- A mudança de hábitos alimentares nas escolas é essencial para a qualidade de vida dos nossos alunos. Temos que mobilizar nossos educadores e estudantes quanto à importância do reaproveitamento e do não desperdício,- ressalta.

Através da parceria com a UFRJ que realizou o trabalho na Escola Municipal Dolores Garcia Rodriguez, também estão previstas ações como avaliação do resto-ingestão per capita, teste de aceitabilidade, além de levantamento de adesão quanto ao número de estudantes matriculados que se alimentam nas escolas.

Esta campanha já aconteceu na Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval, onde foi realizada a pesagem dos alimentos que são desperdiçados durante a merenda, além de atividades junto aos professores sobre a melhor forma de repassar o tema nas unidades de ensino como prática educativa. Já a segunda etapa da campanha se estendeu na avaliação da ação educativa junto aos alunos da unidade.

Diante do trabalho da pré e pós-pesagens dos alimentos, a equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação registrou redução de 15% do resto-ingestão per capita, o que representa a queda do desperdício de 68 gramas para 57 gramas do alimento deixado nos pratos da merenda.

Para a coordenadora de Nutrição Escolar, Dina Reis, a campanha alcançou resultados positivos: “Pudemos registrar através de gráficos e de alimentos in natura, a mudança de atitude dos estudantes depois da campanha. O modelo do programa desenvolvido no Jacyra Tavares Duval servirá de referência para outras escolas municipais. Com esta ação, professores, alunos e pais se tornam multiplicadores de informações quanto a hábitos alimentares mais saudáveis que se voltam ao combate ao desperdício. Este tema pode ser trabalhado diante de disciplinas como Matemática, Ciências Naturais e Língua Portuguesa com enfoque para assuntos como Meio Ambiente e Sustentabilidade”, observa.

Além das ações junto a estudantes e educadores, a Secretaria de Educação vai prosseguir com a capacitação das merendeiras da rede. A previsão é que cerca de 300 profissionais participem do treinamento específico nos dias 31 de janeiro, 1º, 2 e 3 de fevereiro de 2012: “A proposta é realizar cursos de Formação Continuada com o objetivo de cada vez mais melhorar a qualidade da merenda que é servida na rede municipal”, conclui Dina.