logo

Combate ao mosquito causador do zika vírus segue nos bairros

21/12/2015 16:55:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Noventa e cinco por cento dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro das casas

Os mutirões de controle do Aedes aegypti prosseguem até quarta-feira (23), em oitos bairros da cidade. A Prefeitura de Macaé intensifica as ações para impedir a proliferação da dengue, zika vírus e febre chicungunha.

Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, estão visitando as casas e comércios dos bairros. O trabalho nas ruas inclui a eliminação mecânica dos focos, o tratamento focal dos criadouros do mosquito, colocação de telas em caixas d´água, distribuição de panfletos e orientações aos moradores sobre como evitar a proliferação dos mosquitos.

As atividades de controle químico com carro fumacê, que visam a eliminação do Aedes na fase adulta, continuam. A orientação é que os moradores deixem as janelas abertas para que o produto tenha o efeito esperado. Nesta segunda (21), o veículo passou na Ajuda de Cima às 6h e às 18h, no Condomínio Brisa do Vale. Na terça-feira (22), Nova Malvinas e Novo Botafogo e na quarta-feira (23), na Virgem Santa.

Na terça-feira (22), os moradores da Ajuda de Baixo também irão receber a visita dos agentes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos, que farão recolhimento de materiais inservíveis que serão descartados pelos moradores. O carro de som da Secretaria de Comunicação está circulando pelo bairro, avisando aos moradores que devem colocar os objetos no portão, para que o caminhão faça a coleta, no horário de 7h às 12h.

As atividades de controle do mosquito acontecem a cada semana em bairros diferentes e o trabalho dos agentes de endemias é feito o ano inteiro. O coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, lembra que a parceria da população nesta luta é fundamental.

- A melhor forma de prevenção contra a dengue, o zika vírus e a chicungunha é combater o mosquito transmissor. Os dados coletados nas visitas dos agentes mostram que 95% dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro das casas. Qualquer recipiente que acumule água, como pratos de vasos de planta, garrafas, pneus, bebedouro de animais, tonéis, entre outros, viram criadouros do inseto -, alertou.

Os mutirões de controle do vetor seguem nos bairros Águas Maravilhosas (22), Fazenda Piracema (23), Glicério (21 a 23), Horto (21 a 23), Morro de São Jorge (21 a 23), Vale das Palmeiras (21 a 23) e Centro (21 a 23).


Fotos Relacionadas