Começa a 4ª Conferência Municipal de Juventude

25/08/2023 18:01:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Rui Porto Filho

Programação continua no sábado (26), a partir das 9h, na Cidade Universitária

A 4ª Conferência Municipal de Juventude começou nesta sexta-feira (25). Sob o tema ‘Reconstruir no presente e construir o futuro’, o evento busca propiciar um ambiente democrático para a discussão e políticas públicas voltadas a esse público, de 16 a 29 anos de idade. A programação continua neste sábado (26) no bloco B, da Cidade Universitária.

A secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Sabrina Nunes, representou o prefeito Welberth Rezende na abertura da Conferência e falou sobre a atuação do governo municipal. “Tenho uma satisfação pessoal em estar aqui e ver que estamos neste momento, com abertura de espaço democrático para discutirmos a implementação de políticas públicas para a juventude. É muito importante quando nos unimos e pensamos de forma coletiva qual o futuro queremos e o que os jovens precisam. E Macaé teve um ganho significativo com a criação da Coordenação da Juventude, pasta que dá voz para que todas as estratégias, juntamente com o Conselho, possam ser viabilizadas em prol da juventude do nosso município”, destacou.

À frente da Coordenadoria de Políticas para a Juventude de Macaé, Andressa Dantas deu as boas-vindas ao público que irá, ao longo desses dois dias, debater o cenário atual e os desafios para o segmento. “Temos essa oportunidade ímpar de discutir as políticas públicas para a juventude do município com a participação de representantes que estão de fato interessados em planejar e pensar as perspectivas para os jovens”, pontuou.

O primeiro dia foi aberto com a presença do superintendente de Estado da Juventude, Luan Monteiro e de Monique França, Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para a Juventude que participaram do debate “Novas Perspectivas da Política de Juventude no Brasil”. A mesa de abertura contou ainda com a presença da vereadora Iza Vicente.

Rayane Vitória estava entre os participantes. A integrante do Grêmio do Colégio de Aplicação (CAp) ressaltou a relevância da conferência. “É muito importante ter essa oportunidade em que os jovens podem colocar suas reivindicações. Eu espero que tenhamos bons resultados após esses dois dias. Sabemos das melhorias que podemos ter e isso só se torna possível quando temos caminhos para colocar a nossa voz”, afirmou.

Programação continua no sábado (26) – O segundo dia de conferência começa às 9h com credenciamento, seguido de momento cultural Saibot às 9h30 e discussão dos grupos de trabalho. A partir das 13h30 começam as plenárias e às 16h a votação dos delegados.


Fotos Relacionadas