Foto: Rui Porto Filho
Evento prossegue nesta quinta-feira (4) na Cidade Universitária
Com a proposta de debater soluções sustentáveis para Macaé, foi realizada na noite desta quarta-feira (3) a abertura da 6ª Conferência Municipal da Cidade. O evento prossegue nesta quinta-feira (4), das 8h às 17h, no auditório Cláudio Ulpiano (bloco A), da Cidade Universitária. O tema deste ano é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”.
O prefeito Welberth Rezende destacou que a participação da sociedade civil é fundamental para a implementação de políticas públicas que irão melhorar a qualidade de vida da população.
Todas as propostas levantadas na etapa municipal serão encaminhadas à Conferência Estadual, com vistas à Conferência Nacional, prevista para novembro deste ano. A conferência está sendo organizada pelo Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim) em trabalho integrado com outros órgãos.
"Construímos uma cidade melhor ouvindo a todos. As opiniões coletivas norteiam o caminho que devemos percorrer, principalmente, nas políticas públicas de desenvolvimento urbano como, por exemplo, as obras de drenagem no município que, atualmente, concentram mais de R$ 1 bilhão em investimentos. A ideia é avançar ainda mais para sermos uma Macaé cada vez mais forte", frisou o prefeito.
A comissão organizadora é composta por integrantes do poder público; entidades dos movimentos sociais e populares; entidades empresariais; entidades dos trabalhadores; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais; e organizações não governamentais.
"A presença de representantes de diversos segmentos de Macaé nessa conferência demonstra que o município está preocupado em construir o seu futuro e o Ministério das Cidades está, cada vez mais, preocupado em resolver os problemas do dia a dia dos centros urbanos em parceria com as esferas estaduais e municipais", disse Piccinani.
A Conferência irá debater três eixos temáticos: Eixo 1 – Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas; Eixo 2 – Gestão Estratégica e financiamentos; Eixo 3 – Grandes temas transversais.
"Hoje estamos aqui participando da solenidade de abertura, mas é fundamental a participação popular no segundo dia da conferência, pois estaremos decidindo o que precisamos melhorar na nossa cidade", frisou.