logo

Começa a Feira de Ciências 2006

07/06/2006 09:11:42 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Criatividade e interação, quando se coloca em prática o que se aprende em sala de aula, são alguns dos ingredientes que os alunos das escolas públicas municipais estão utilizando nesta primeira fase da Feira de Ciências de Macaé. A organização da Feira de Ciências 2006 está sendo realizada pelas secretarias municipais de Ciência e Tecnologia (Sectec) e de Educação (Semed) O evento acontece em primeiro momento até o dia oito de junho nas 116 escolas municipais, com apresentação de trabalhos de alunos dos ensinos fundamental e médio.

- A secretaria de Ciência e Tecnologia acredita em resultados a longo prazo. Entretanto, o trabalho do biodíesel, apresentado no ano passado por alunos da Escola Técnica já faz parte de projeto de instalação de fábrica”, declarou o secretário Guilherme Jordan. Ele considerou ainda que a qualidade dos trabalhos tem superado as expectativas da Sectec.

O assessor especial da secretaria de Ciência e Tecnologia, Marcelo Machado, disse que acha importante o evento que desperta o espírito científico e de grupo nas crianças, além de contribuir na educação, na família e no futuro delas. “Esperamos que estas iniciativas reforcem o lema do município de levar desenvolvimento para todos”, afirma.

Já Martinha Pimentel Machado Magalhães, coordenadora da área de Ciências da Educação, lembrou que nesta fase serão selecionados dois trabalhos por série, cujos juízes serão professores, coordenadores e direção. Já na segunda fase os jurados serão funcionários da prefeitura, alguns secretários municipais e pessoas ligadas à área de ciências do município, enquanto que na terceira etapa (Femacti), os trabalhos serão julgados por especialistas no assunto.

Os melhores trabalhos serão apresentados numa segunda etapa a ser realizada entre os dias 23 e 25 de agosto, em local ainda a definir. E na terceira fase, será a Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti), quando irão participar também trabalhos das escolas particulares, estaduais e federal. Esta exibição acontece no Macaé Centro, entre os dias 16 e 23 de outubro.

Trabalhos - Com o tema “A Minha Relação com o Mundo”, 580 estudantes do Colégio Municipal Botafogo realizaram nesta terça-feira (6) a apresentação de 15 trabalhos. Um deles propõe a reciclagem de brinquedos, bijuterias, ímãs, papel, móbiles e CDs inutilizados, que passam a servir de enfeites após serem decorados. Este trabalho foi feito por crianças de seis anos do primeiro ano do ensino fundamental.

A diretora do Colégio Municipal Botafogo, professora Luiziana Simões de Almeida, mostrou o trabalho dos alunos do quarto ano do ensino fundamental, cujas idades são dos nove aos dez anos, no qual observam-se os ciclos, tipos e estágios da água. Ciclos são evaporação, condensação; tipos: doce, salgada, salobra e estágios: líquido, gasoso e sólido. Os alunos Roger Barreto Gregório (9) e Brenda Janes Gomes Coutinho (9) contaram suas experiências com a água. “Observamos a água sólida, líquida e gasosa. Congelamos e esperamos derreter”, disse Roger.

A professora de Ciências Roberta Cristina Moyses Carvalho dos Santos destacou o trabalho dos alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental (12 a 14 anos). Eles mostraram doenças causadas por vírus como dengue, gripe aviária e outras. Com reportagens e diversos textos, frisaram inclusive as doenças sexualmente transmissíveis (DST). Até quadrinhos educativos eles utilizaram para referirem-se ao assunto.