logo

Começa a qualificação de operadores das ETAs e ETEs da serra

30/04/2008 13:59:08 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Começou, nesta quarta-feira, 30, o curso de capacitação para 32 profissionais que vão operar as Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE) da região serrana. O curso, que terá a duração de 38 horas/aula teóricas e práticas e 06 horas práticas, acontece no auditório da antiga Liz Dance, no centro de Glicério.

Organizado pela Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa), o curso tem como objetivo qualificar os operadores dessas estações, que serão os agentes de saneamento residentes nas localidades serranas e as pessoas que as comunidades poderão procurar quando tiverem qualquer problema relacionado ao saneamento de suas comunidades.

Entre os profissionais que participam da qualificação estão funcionários que já trabalham na empresa e 12 novos operadores. A capacitação, segundo técnicos da Emhusa, busca a valorização dos profissionais para atuarem com segurança nas Estações de Tratamento de Água e de Esgoto da serra e interior macaense. O objetivo é que os trabalhadores recebam conhecimentos que ampliem o desenvolvimento técnico e a qualificação profissional.

Na abertura do curso, o diretor de Saneamento Ambiental da Emhusa, engenheiro Carlos Renato Mariano, ressaltou o papel social que os agentes têm em suas comunidades, já que os operadores representam mão-de-obra local e estarão preparados para atuar na missão de também levar a saúde à população, já que o saneamento básico é primordial para a manutenção da saúde.

O gerente operacional da Emhusa, Gustavo Muros, explicou que o curso acontece em duas etapas e será ministrado em quatro semanas, sempre às sextas-feiras. “Apenas na primeira semana e na última, o curso acontecerá nas quartas-feiras, por causa dos feriados. A divisão da qualificação em duas turmas, com 16 operadores cada, visa maior assistência aos agentes treinados”, disse Gustavo, completando que a qualificação será repassada por técnicos da Emhusa, sob a coordenação do engenheiro sanitarista Luiz Gomes. Participam também da qualificação Pablo Caetano, técnico de saneamento, a arquiteta Selma, o engenheiro civil Carlos Eduardo, o instrutor de gestão ambiental, Felipe, entre outros técnicos da empresa.

O engenheiro Luiz Gomes ressaltou a responsabilidade da empresa com o saneamento básico das localidades serranas, o que levou a Emhusa a realizar essa capacitação para os profissionais que vão operar as estações de tratamento de água e de esgoto.

- Hoje, o saneamento básico já chegou à região serrana, ao interior macaense e o município precisa de profissionais capacitados para operarem essas estações, pessoal que domine a área, entenda o sistema. Vamos buscar levar para vocês a nossa experiência, através de aulas teóricas e práticas – disse Luiz Gomes.

A capacitação dos operadores abordará temas sobre o abastecimento de água, como manutenção do sistema, tratamento de água, e sobre o tratamento de esgoto, como rede de coleta e tratamento de esgoto e ainda temas como Ciência aplicada ao saneamento, entre outros. As aulas acontecem de 9h às 18h, com intervalo para o almoço. Quando a primeira turma concluir a capacitação, terão início as aulas para a segunda turma.