Foto: Bruno Campos
Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres continua nesta quinta
A Quarta Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres foi aberta nesta quarta-feira (16), no auditório do Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Ajuda de Baixo. Este ano, o tema foi “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. O evento conta com a participação popular nos dois dias de debates (16 e 17).
São discutidas propostas de metas e diretrizes que possam fortalecer as políticas públicas a nível local, estadual e nacional, reforçando o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.
A mesa foi composta pela representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Sonia Latgé, pela secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampayo e pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Conceição Rosa.
A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampayo, representou o prefeito Dr. Aluízio, cumprimentou todos os participantes e deu as boas vindas.
- Em nome do nosso prefeito Dr. Aluízio, quero cumprimentá-los nesta Quarta Conferência de Política para as Mulheres como um espaço aberto onde serão construídas propostas, bem como melhoria das políticas públicas já existentes. Agradecemos a equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), na pessoa da Jane Roriz, pelo empenho de chegarmos até aqui e esperamos uma conferência produtiva, principalmente no incentivo às boas parcerias e ideias, com o comprometimento de cada participante, na garantia e continuidade dos nossos direitos –, pontuou a secretária.
Cerca de 80 pessoas da sociedade civil participaram. "É muito importante estarmos aqui para refletir mais direito, mais participação e mais poder para as mulheres de Macaé. Nós, que somos profissionais, esposas e mães que se propõem a lutar, estamos aqui para refletirmos e só com unidade construirmos nossos espaços. As discussões são importantes nas transformações sociais e são utilizadas como estratégia na garantia de direitos das mulheres, tornando importante o seu empoderamento. Esperamos que a nossa voz chegue bem forte em Brasília, defendendo as mulheres de Macaé e do nosso Estado do Rio de Janeiro", acentuou Conceição Rosa.
A IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que contou com uma apresentação artística dos Portadores da Alegria, prossegue nesta quinta-feira (17), das 8h às 17h30, com quatro eixos de debates. No final do segundo dia serão eleitas dez delegadas de Macaé para a conferência estadual que ocorrerá no mês de dezembro e que também irão representar o Estado do Rio de Janeiro, em Brasília, em 2016.
A conselheira estadual dos Direitos da Mulher, Sonia Latgé, ressaltou a importância da conferência. “Nós precisamos destacar a valorização desta conferência na cidade de Macaé, que possui uma estrutura de políticas públicas destinada às mulheres. Somente 27,5% dos municípios brasileiros têm algum equipamento para as mulheres e 35% dos municípios do Estado do Rio de Janeiro possuem Conselho. Então aqui há um conselho onde os movimentos sociais falam sobre a mulher com um olhar pleno e holístico. Isso deve proporcionar direitos à educação, à qualificação profissional e à saúde na visão geracional e na sexualidade”, afirmou.
Veja a programação desta quinta-feira (17):
8h- Abertura
8h15 - Mesa II - Mais direitos, participação e poder para as Mulheres, com Adriana Mota, superintendente de Enfrentamento à Violência contra as mulheres da Subsecretaria de Políticas para Mulheres/Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos/RJ e representante da OAB.
10h – Trabalhos em Grupo.
Eixo I - Contribuição dos Conselhos dos Direitos das Mulheres e dos movimentos feministas: avanços e desafios. Mediadora Zoraia Dias.
Eixo II - Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios. Mediadora Jane Roriz.
Eixo III - Sistema político com a participação das mulheres e igualdade. Mediadora Conceição de Maria.
Eixo IV - Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres. Mediadora Adriana Mota.
12h15 – Intervalo para o almoço.
13h15 – Apresentação artística com as crianças do Cras Nova Esperança.
13h30 - Plenária.
17h – Escolha das delegadas.
17h30 – Encerramento.