logo

Começa na próxima semana Campanha de Vacinação contra Gripe

27/04/2015 09:43:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arquivo Secom

Meta é imunizar 47 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário para vacinação

Começa no dia 4 de maio a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Em Macaé, a secretaria de Saúde irá disponibilizar a vacina em 34 postos que abrangem a região serrana e a sede do município. O Dia D acontecerá no sábado, 9 de maio.

A meta é imunizar 47 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário para vacinação, como trabalhadores de saúde, idosos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas.

A gerente de Imunização, Cláudia Campanati, explica que a meta da campanha é reduzir as complicações e internações decorrentes das infecções pelo vírus da gripe. "De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% os índices de mortalidade por influenza", frisou, alertando que as crianças com menos de seis meses não devem tomar a vacina, pois pode ocorrer reações graves.

As pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem procurar o quanto antes uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para que a resposta imunológica seja processada antes da chegada do inverno. "É importante que compareçam na primeira semana da campanha", disse.

As doses estarão disponíveis nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Segundo Cláudia, a Secretaria Estadual de Saúde irá disponibilizar na primeira semana da campanha oito mil doses da vacina. A reposição será feita toda semana.

Influenza - A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.