A partir desta terça-feira (23), Macaé participa da Expo China-Brasil, que será realizada no China Internacional Exhibition Corporation (CIEC), em Beijin, no país asiático, até sábado (27).O prefeito Riverton Mussi e o secretário de Indústria, Comércio, Abastecimento e Energia, Alexandre Gurgel já chegaram na China e agendaram reunião com 25 empresários estrangeiros, que buscam ampliar seus investimentos no mercado internacional.
- Vamos mostrar que Macaé reúne todas as facilidades de negócios, infra-estrutura para grandes empreendimentos e o dinamismo necessário em sua economia para abrigar investimentos estrangeiros – destacou o prefeito Riverton Mussi, informando que a comitiva macaense vai apresentar também os produtos e serviços do município que podem ter aplicação no mercado internacional, como empresas de solução tecnológica para o setor offshore.
Os vereadores Pedro Reis e João Sérgio participam da missão técnica à China e o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, participa em paralelo à Expo China-Brasil, da Feira de Tecnologia da China. O secretário de Indústria e Comércio ressaltou que as características do Pólo Industrial do município serão mostradas aos empresários, assim como os modelos dos outros pólos de desenvolvimento da cidade, o Complexo Universitário e os pólos Tecnológico e de Serviços.
O Pólo Industrial de Macaé está localizado a nove quilômetros do centro de Macaé, na extremidade da cidade, em uma área já destinada pelo Plano Diretor Urbano do município à utilização industrial. A logística da área – que fica a dois quilômetros do aeroporto com ligação direta à BR-101 – é outra característica favorável ao pólo que será detalhada aos empresários.
Esta será a segunda edição da Expo China-Brasil, organizada pelo Instituto de Cooperação Internacional (Icooi) com o objetivo de divulgar os produtos e empresas do Brasil e da China e as oportunidades de investimentos e intercâmbio. O China Internacional Exhibition Corporation, centro de convenções que vai abrigar o evento, fica localizado a apenas 20 quilômetros do aeroporto, possui um complexo de dez pavilhões, ocupando no total 60 mil metros quadrados, espaço ao ar livre de sete mil metros quadrados e estacionamento de dez mil metros quadrados.