logo

Começa nesta terça o combate a dengue na Barra de Macaé

12/07/2010 16:44:47 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

O mutirão de combate ao mosquito da dengue estará nesta terça e quarta-feira (13 e 14), a partir das 8h, na Barra de Macaé, alertando a população dos cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do mosquito, e com o apoio dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), todos os focos espalhados pelas ruas e terrenos baldios serão eliminados. O próximo bairro a receber o mutirão é o Novo Cavaleiros, nos dias 20 e 21.

As ações são mais constantes nos bairros onde foram detectados um maior índice da doença, através de trabalhos intensivos de limpezas de terrenos e aplicação de larvicidas nas residências. Toda população também deve cuidar da própria casa, para que nenhum recipiente acumule água parada.

Em parceria com o Programa Municipal de Homeopatia, os moradores receberão doses homeopáticas que minimizam os sintomas da dengue. As doses podem ser ingeridas por qualquer pessoa e também estão sendo distribuídas diariamente no calçadão da Av. Rui Barbosa e no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. Panfletos informativos serão distribuídos entre a população com as
orientações de como agir em caso de suspeita de dengue.

Através do programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Lira), que aponta a porcentagem de risco da dengue com base no número de imóveis visitados pelas equipes de controle de zoonoses no país, foi possível constatar que os números em Macaé baixaram de 9 e 12 para uma média de um e dois, o que significa baixo risco da doença na cidade.

Quem tiver dúvidas ou informações sobre algum ponto de proliferação do mosquito da dengue, além do 199, da Defesa Civil, também pode entrar em contato com o CCZ, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones (22) 2762-0175 e 2772-6461.

Previna-se
- Mantenha a caixa d’água, cisternas, poços e tambores sempre tampados.
- Retire folhas e galhos que possam impedir o escoamento da água pela calha.
- Não deixe que a água da chuva se acumule sobre a laje.
- Lave semanalmente com escova e sabão tanques utilizados para armazenar água.
- Encha de areia os pratinhos de vasos de plantas para evitar o acumulo de água.
- Guarde garrafas e baldes sempre de cabeça para baixo.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada.
- Lave a vasilha de água dos animais, pelo menos uma vez por semana, com bucha e sabão.
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana.