A programação técnica da 27ª Exposição Agropecuária, Industrial e Turística de Macaé começou na tarde desta quinta-feira, com o julgamento do gado Nelore. A primeira categoria julgada foi a de bezerros. Entre as categorias que serão julgadas até domingo (30) estão também novilha menor, vaca jovem/touro jovem, vaca adulta/touro sênior.
“Ao final de dos julgamentos, em todas as categorias será eleito um campeão da raça nelore”, explica o presidente da Associação dos Criadores do Estado do Rio de Janeiro (Nelorio), Luiz Adilson Bon. Ao todo 204 animais participam do concurso, que conta pontos para os rankings regional e nacional. “Quesitos como ganho de peso, precocidade, beleza e musculatura são avaliados durante o julgamento. São valores que agregam valor ao gado”, frisa.
Durante as provas, são observados pontos como padrão racial, tipo de orelha, pescoço (quando erguido demonstra a vivacidade do animal), linha do dorso, bom revestimento de carne, principalmente na parte posterior. Para Bon, o apoio da prefeitura de Macaé, num evento agropecuário é um grande incentivo para os criadores da região.
“Foi um campeonato muito disputado”, disse Valdecir Marin Júnior, um dos juízes, que fez o julgamento. Em uma rápida avaliação dos bezerros nesta quinta-feira, Valdecir explicou os motivos de desclassificação e o que fez as bezerras Revolta e Eliska vencerem a prova. A explicação faz parte da competição onde há um revezamento de cada juiz para prestar esses esclarecimentos.
Classificação
Campeã
– Revolta FIV da Ventania
Reserva Campeã
- Eliska FIV da Oriente.