logo

Começa terceiro dia da Protection Offshore

09/06/2006 15:45:06 - Jornalista: Janira Braga

Começou o terceiro e último dia do Fórum e Conferência Internacional de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Indústria de Petróleo Offshore (Protection Offshore), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. O evento, que reúne 85 empresas expositoras, que representam 185 marcas de 15 países, é o maior do setor de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) da América Latina e está discutindo as novidades da área.

O trabalho da Secretaria de Meio Ambiente – que lançou no evento o projeto Reflorestar – já rendeu resultados. Diversas empresas visitaram o estande da Semma para conhecer o projeto, interessadas em estabelecer possíveis parcerias. A Sampling foi uma das empresas que se mostrou interessada.

O objetivo do Reflorestar é recuperar áreas degradadas do município com prioridade para matas ciliares e nascentes, visando a proteção de mananciais hídricos.

Nesta tarde, a palestra especial terá como tema “Como deve atuar a Indústria de Petróleo para considerar os Aspectos de SMS nas atividades de Exploração & Produção”, que terá como moderador Luiz Molle Júnior, da Petrobras. O palestrante será Emmanuel Garland, da SPE International, especialista em SMS. O objetivo deste tema é buscar conhecer qual é o estado da arte do gerenciamento de SMS nas atividades de exploração e produção e as tendências mundiais na área.

O último painel do fórum será “Prevenção, Identificação Imediata e Resposta a Derramamento de Óleo: Tecnologias Disponíveis”, com o moderador Luiz Molle Junior, da Petrobras. A representante do Ibama, Patrícia Maggi, vai discursar sobre “Gestão de Risco - Visão do Órgão Ambiental”.

Já o consultor do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Álvaro Bezerra de Souza Júnior, falará sobre “Resolução CONAMA 293/2002 - Regulamentação Brasileira de Combate a Derramamento de Óleo no Mar”. Em seguida, é a vez da representante da Petrobras, Cristina Maria Bentz, ministrar o tema “Sinergia de Sensores Remotos para o Monitoramento Aéreo/Orbital de Ocorrências Ambientais”.

O representante da Hidroclean, Augusto Auton, discursa em seguida sobre “Técnicas de resposta a derramamento de óleo no mar (queima in situ, monitoramento, recolhimento, contenção, dispersão e absorvente)”. A especialista Solange Irene de Araújo, da Petrobras, também participa do painel com o tema “Mapa de Sensibilidade Ambiental como Instrumento de Tomada de Decisão”.

O último palestrante, Jose Miguel Rio, da Global Marketing Solutions, falará sobre “Net Enviromental Benefits Analysis – NEBA”. O objetivo é discutir a resolução CONAMA 293, publicada em 2001 e que dispõe sobre o conteúdo mínimo do Plano de Emergência Individual para incidentes de poluição por óleo. A sessão de encerramento da Protection Offshore será realizada às 17h30min.