Foto: Moisés Bruno
Evento acontece nesta quarta (22) e quinta-feira (23) na Cidade Universitária
Olhos atentos à preservação da natureza, biodiversidade, desenvolvimento da humanidade, tecnologias, sustentabilidade e outros temas que compõem o caráter prático e experimental do ensino de ciências nas escolas. Para fomentar a cultura da inovação na formação dos alunos, a Secretaria de Educação promove, nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23), XI Feira das Ciências de Macaé e a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, organizado pela Superintendência de Educação Integrada, acontece na Cidade Universitária, das 9h às 17h. O objetivo é estimular os jovens para descobertas científicas e tecnológicas, além de possibilitar o diálogo entre professores e alunos ao incentivar o protagonismo e a contextualização.
O primeiro dia contou com a participação dos estudantes das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (anos iniciais). Já no segundo dia, será a vez dos estudantes do Ensino Fundamental II (anos finais) e Ensino Médio. Os alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon desenvolveram um projeto sobre biomas brasileiros.
“Construímos dispositivos tecnológicos que funcionam como alerta para evitar queimadas, poluição e outras destruições na terra ou no mar”, explicaram os estudantes Mariah Jesus, 11 anos, Nicoly Adria, 10 anos, Beatriz Pereira, 10 anos, Francisco José Júnior, 10 anos.
“A feira de ciências desperta a curiosidade e o interesse para soluções de problemas levantados. Nesse contexto, envolvemos placas tecnológicas para sanar questões ambientais, incentivando a pesquisa e o uso de tecnologia”, frisou Gilmara.