Foto: Kaná Manhães
HPM está oferecendo cursos em várias áreas médicas
Propiciar novos conhecimentos e habilidades técnicas que permitam realizar de forma fácil e eficaz o atendimento aos recém-nascidos é o objetivo do curso de Reanimação Neonatal que começou, nesta quarta-feira (1º), no Centro de Educação Médica Continuada do Hospital Público de Macaé (HPM), das 10h às 14h. As aulas vão continuar no próximo dia 15, no mesmo horário, e são destinadas a enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, técnicos e estudantes da área.
Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, o Departamento de Educação Continuada (DEC) do HPM está oferecendo, neste segundo semestre, cursos em várias áreas médicas que envolvem a Saúde da Criança e do Adolescente. O encerramento será no dia 24 de novembro. (Veja o calendário abaixo).
Neste primeiro dia de curso, o auditório do Centro de Estudos do HPM ficou pequeno para tantos participantes que anotaram tudo e tiraram suas dúvidas. Quem quiser participar das próximas aulas deve fazer a inscrição, que é gratuita, no site da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé: www.fmhmmacae.rj.gov.br.
O curso de Reanimação Neonatal é ministrado pelo médico Rafael Vicente, mestre em Saúde da Criança, que aborda a fisiologia fetal, condições de morbimortalidade neonatal, sofrimento fetal (diagnóstico e fisiopatologia), más formações congênitas e índice de Apgar, que avalia a frequência cardíaca, respiração, tônus muscular, cor e irritabilidade do primeiro ao quinto minutos de vida da criança.
Na segunda parte do curso, no dia 15 próximo, será abordada a revisão das diretrizes do atendimento ao neonato na sala de parto, em conformidade com as normas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
- Não adianta a pessoa assistir às aulas somente para pegar o certificado. O importante é assimilar as informações passadas tendo em vista que as técnicas no atendimento avançam de acordo com os níveis de evidência de cada situação. Por isso, realizamos este curso para que os profissionais e estudantes conheçam os novos procedimentos que devem ser usados, explicou o médico professor.
Ele observou que o curso de Reanimação Neonatal contribui para que os profissionais da área adquiram mais confiança durante o trabalho e, por sua vez, a população ganha com o melhor atendimento desde a hora que a criança nasce.
De acordo com pesquisas, entre 4 a 7 milhões de recém-nascidos necessitam de alguma intervenção médica logo após o nascimento e a diretriz recomenda que pelo menos uma pessoa treinada em assistência neonatal deve estar presente no momento do parto.
Conforme ainda as estatísticas feitas por órgãos de saúde no país, a asfixia perinatal tem sido uma das principais causas de morte envolvendo recém-nascidos, por isso é fundamental que os profissionais estejam preparados para fazer a ressuscitação e outros procedimentos que podem salvar vidas.
Para anotar: cronograma dos cursos
Dia 29 de setembro, quarta-feira, das 10h às 14h:
Responsabilidade civil do profissional de saúde no exercício da profissão. Aula expositiva acerca dos aspectos constitucionais e éticos em torno do atendimento hospitalar por parte dos profissionais de saúde.
Dia 26 de outubro, terça-feira, das 10h às 14h:
Humanização nos Centros de Terapia Intensiva Infantil. Mesa redonda discutindo a humanização em saúde nas UTIs Infantis sob as perspectivas legais, psíquicas e políticas.
Dia 10 de novembro, terça-feira, das 10h às 14h:
Suporte básico e avançado de vida em Pediatria. Revisão das atuais diretrizes do Pediatric Advanced Life Support (PALS), que é o Ensino e Treinamento em Reanimação Pediátrica Avançada, da American Heart Association (AHA)
Dia 24 de novembro, quarta-feira –
Das 10h às 13h:
A Constituição de 1988: Uma constituição social voltada para a Criança, os Direitos Humanos e a Saúde. Aula expositiva sobre as perspectivas da Constituição de 1988 em torno da sociedade civil.
Das 13h às 14h:
Confraternização de encerramento das atividades deste ano entre alunos e colaboradores do DEC. Encontro livre para debates acerca da atuação do DEC durante 2010 e as metas para 2011.