Começam obras da Estrada do Tatu

16/05/2007 14:02:11 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A Prefeitura de Macaé iniciou, nesta semana, as obras de reativação da Estrada do Tatu, que vai interligar a Linha Verde com os bairros Novo Horizonte, Morro de Santana, Santa Mônica, Morro de São Jorge e outras comunidades. As obras são efetuadas pela secretaria municipal de Obras (Semob).

A Estrada do Tatu é municipal e vai fazer parte do arco viário de Macaé, juntamente com as linhas Verde, Azul e Vermelha e com a Avenida Industrial, que está sendo construída. Até agora, era uma estrada antiga, de terra. Com a sua reativação, a prefeitura busca a melhoria do fluxo de trânsito na Barra de Macaé, Ponte Ivan Mundin, Centro e outros locais da cidade.

A estrada vai facilitar o acesso de saída das comunidades da Aroeira, Jardim Vitória, Santo Antônio, Morro de Santana, Santa Mônica, Morro de São Jorge, entre outras. A reativação vai facilitar o acesso também aos moradores do Campo do Oeste, Maringá, Novo Horizonte, Cancela Preta e outros bairros.

O secretário de Obras, Tadeu Campos, explica que a prefeitura tem a preocupação de distribuir opções de acesso para evitar o estrangulamento do tráfego. O secretário informa que o prazo para a conclusão dos trabalhos é de 12 a 14 meses. Ele acrescenta que a reativação da Estrada do Tatu está incluída no pacote de obras de melhoria da Linha Verde, com orçamento de R$ 28 milhões.

- A Estrada do Tatu é mais um trecho do arco viário de Macaé. Vai ligar a Linha Verde com a parte alta da cidade, no Morro de Santa Mônica. O trânsito na cidade está lento, porque Macaé vem crescendo muito nos últimos anos, aumentando o número de veículos que circulam pelas ruas. Ao elaborar o arco viário, a prefeitura quer oferecer aos motoristas opções de tráfego. Desta forma, quem mora nos Cavaleiros e quiser chegar ao Complexo da Petrobras, pode seguir pelas linhas Verde, Vermelha ou pela Cancela Preta. Quem mora no Centro, vai acessar pela Aroeira. Já os moradores do Aeroporto, podem fazer o acesso pela Linha Azul. Os carros não passarão apenas por um caminho - diz Campos.

A Nova Macaé também será beneficiada, com facilidade no acesso às comunidades de Jardim Santo Antônio, Jardim Vitória, Nova Aroeira e outras, com a reativação da Estrada do Tatu, com extensão de três quilômetros que serão urbanizados, com pista dupla de 12 metros. A estrada ganhará obras de drenagem, rede de água pluvial e asfaltamento.

Como a estrada passa por uma área com muito verde da Mata Atlântica, o prefeito Riverton Mussi pretende, em área situada nas proximidades, criar um Parque das Aves, para transformar o local em um ponto ecológico, com visitação turística voltada à preservação ambiental.

A Prefeitura vai construir uma pista beirando o Canal do Capote e uma ponte ligando a estrada à Linha Verde. A estrada facilitará ainda o acesso ao Complexo Universitário que será inaugurado no próximo mês. Será também asfaltada a Estrada da Cancela Preta, que interliga o bairro ao Morro de Santa Mônica e a Aroeira, com acesso a diversas comunidades. Outras ruas e avenidas nas proximidades da Estrada do Tatu e Estrada da Cancela Preta também receberão asfalto.

- Substituiremos o calçamento das ruas que se localizam nas proximidades da Estrada do Tatu e da Cancela Preta. Todas serão asfaltadas, para se transformarem em vias expressas, visando o escoamento do trânsito. Com essas opções, será mais fácil ir e vir a qualquer hora. O prefeito Riverton, ao autorizar a reativação da Estrada do Tatu, está pensando na Macaé do futuro. O arco viário e as vias expressas diminuirão o tempo de deslocamento de uma área a outra da cidade, com retenção menor no trânsito – fala o secretário de Obras.

Na estrada da Cancela Preta, as obras vão atingir do Green Park até o Morro de Santa Mônica, passando pelo Novo Horizonte, fazendo a ligação com o Loteamento Jardim Vitória 2. Será feita a complementação do asfalto na Avenida Ana Benedita, após a separação das redes de água pluvial e de esgoto. A Avenida Projetada, que liga a Linha Verde ao Complexo Universitário, passando atrás da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Virgem Santa, ganhará obras de drenagem e pavimentação.