Começaram as obras no bairro Novo Eldorado, cujas intervenções estão avaliadas em R$ 3,7 milhões e devem estar concluídas em seis meses. As obras têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores da localidade, que sofrem com a falta de saneamento básico e de escoamento da água em dias de chuva.
Para o presidente da Associação de Moradores, Aparício Aparecido Silva, a comunidade recebeu com alegria o começo das obras. Ele disse que as intervenções no Novo Eldorado vão melhorar a vida de todos que ali residem. “Nosso bairro é carente de obras e sempre tivemos problema quando chove, porque as ruas ficam totalmente alagadas e temos dificuldade de sair ou entrar nas nossas ruas. As melhorias eram aguardadas por todos“, disse o presidente da Associação.
Para realizar as obras de infra-estrutura e pavimentação no Novo Eldorado, a prefeitura realizou estudos topográficos no bairro, considerado muito baixo. Após os estudos, foi elaborado o projeto de urbanização. Após a aprovação do projeto pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi realizada a licitação e as obras começaram.
O Novo Eldorado vai receber rede de água pluvial, rede de esgoto e pavimentação das ruas. As ruas transversais serão calçadas com paralelepípedo e a rua principal do bairro será asfaltada. O projeto inclui, ainda, a construção de uma praça, como anunciou o prefeito Riverton Mussi em sua reunião com a comunidade, na noite de 14 de março.
Para a realização das obras, o bairro está sendo nivelado, o que vai resolver o problema da falta de escoamento no Novo Eldorado, o que causava as inundações nas ruas. Segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos, as máquinas e o material bruto já estão no local e já está montado o canteiro de obras.
O Novo Eldorado receberá três mil metros lineares de rede de água pluvial, a mesma metragem de rede de esgoto e cinco mil metros de meio-fio. O bairro terá três mil metros de ruas pavimentadas. O projeto da praça contempla a construção de um campo de futebol, quiosques e banheiro e ainda instalação de bloquetes coloridos no piso e técnicas de paisagismo e jardinagem.
Situado em frente à Rodovia Amaral Peixoto e nas adjacências do Parque Aeroporto, a área onde surgiu o bairro tem cotas muito baixas, o que causava as constantes inundações das ruas em época de chuva. Tadeu Campos colocou que em reunião com os moradores, ele explicou as dificuldades de escoamento no bairro, que não foi planejado e resultou de ocupação irregular anos atrás. “Segundo os moradores, o mais importante para o bairro são a drenagem para a retirada da água das ruas e o calçamento. Mas o bairro ganhará, depois das obras de infra-estrutura, uma praça em grande área já reservada para isso”, concluiu Tadeu Campos.