logo

Começam obras do Projeto Bairro Feliz

05/05/2006 10:38:44 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, através da secretaria municipal de Obras (Semob) iniciou esta semana as obras do Bairro Feliz, na Fronteira, a primeira localidade de Macaé a ser beneficiada com este projeto. O Bairro Feliz prevê a revitalização das casas, pavimentação das ruas, construção de redes de esgoto e pluvial, nova iluminação e padronização das calçadas.

“O projeto vai transformar o visual da Fronteira, trazendo não só a modernização do bairro, mas melhor qualidade de vida aos seus moradores, beneficiados em suas residências com emboço, telhado, pintura e algumas esquadrias”, disse o secretário de Obras, Tadeu Campos. Para dar início ao Projeto Bairro Feliz, as residências foram cadastradas e mapeadas. Segundo o secretário de Obras, depois do início do projeto no bairro, serão proibidas obras para aumentar as casas e as “puxadas”.

- A fiscalização da prefeitura estará vigilante para impedir invasões e também quaisquer obras de acréscimo nas casas, que já foram cadastradas e mapeadas para receberem as melhorias – afirma Tadeu Campos.

Na primeira etapa do projeto, a Semob já iniciou o calçamento de algumas ruas que já têm rede de esgoto, com colocação de meio-fios. Também já foi iniciada a construção da rede de água pluvial nas que ainda não contam com o esgotamento sanitário. Será construída também a rede de esgoto, dotando o bairro de saneamento básico. Segundo informou o assessor da Semob, Marcelo Mussi, a secretaria vai buscar parceria com a Cedae para trazer água para o bairro junto com a instalação das tubulações de rede pluvial e esgoto.

O Bairro Feliz

Além das redes de drenagem e de esgoto e pavimentação de ruas, o Bairro Feliz vai beneficiar cerca de 300 casas na Fronteira, tendo como foco as residências sem reboco, pintura e aquelas com alvenaria comprometida. As casas, já cadastradas, ganharão cores vibrantes e alegres, se assemelhando ao projeto do Pelourinho, em Salvador (BA).

Acontecerá também a recuperação dos telhados, que serão padronizados e revisão da parte elétrica. “Na Fronteira é visível o número de fiações mal feitas, uma ameaça constante aos moradores. A prefeitura vai ordenar toda a fiação”, disse o secretário.

O Bairro Feliz da Fronteira prevê 12 mil metros quadrados de pintura, 23 mil metros quadrados de telhados, seis mil metros quadrados de emboço e mil metros de drenagem e pavimentação.

Segundo moradores da localidade, a Fronteira vive ainda com muitos problemas, que deverão ser sanados com o Projeto Bairro Feliz, mas a maior reclamação dos moradores é a falta de água.

Para Vanderson Batista da Silva, morador da Fronteira, os moradores já esperavam melhorias no bairro desde 2001, quando foi aprovado um projeto para a localidade. Sobre o Projeto Bairro Feliz, disse que o projeto vai ajudar, vai melhorar a situação dos moradores que vivem com grande carência.

- A Fronteira é carente de tudo, mas estamos esperançosos de que tudo vai mudar agora. Nosso maior problema é a falta de água e esperamos que o projeto, além de trazer todos esses benefícios, possa trazer a água para o nosso bairro – disse Vanderson.