Foto: Rui Porto Filho
Grupo conheceu as instalações do Centro de Triagem, que irá receber material da coleta seletiva
A Comissão de Coleta Seletiva, criada para coordenar a implantação da coleta seletiva no município e formada por representantes de diversas secretarias, realizou nesta quinta-feira (18) uma visita técnica à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Macaé. A atuação integrada do grupo garante que cada etapa do processo - desde a coleta até o destino final dos recicláveis - seja planejada e executada de forma eficiente e ambientalmente correta.
Participaram da visita o vice-prefeito, Dr. Fabiano Paschoal, o secretário executivo de Serviços Públicos, Rodrigo Silva - pasta responsável pela execução da coleta seletiva e pela gestão da coleta de resíduos no município -, o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Phelipe Salgado, o secretário de Infraestrutura, Santiago Borges, os vereadores Ricardo Salgado e Leandra Lopes.
O objetivo da visita foi conhecer de perto as instalações e o funcionamento do CTR, com atenção especial ao Centro de Triagem, que está iniciando seu funcionamento para receber o material proveniente da coleta seletiva.
O secretário executivo de Serviços Públicos, Rodrigo Silva, destacou a importância da visita e do trabalho conjunto.
"Estamos acompanhando de perto essa nova operação tão importante. Macaé mais uma vez demonstra esse olhar de cuidado para as diferentes áreas que fazem parte da saúde e bem-estar da população e isso também passa pelo desenvolvimento sustentável e atenção com o meio ambiente", ressaltou Dr. Fabiano.
Já o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Phelipe Salgado, pontuou que o trabalho da Comissão tem sido intenso a fim de assegurar que o município tenha um programa eficiente na gestão dos resíduos e de seu reaproveitamento. "Precisamos garantir que cada etapa da implantação do programa seja realizada com transparência, eficiência e com respeito às normas ambientais”, afirmou.
“A coleta seletiva é um marco para Macaé. Ver de perto o funcionamento do CTR e o preparo do Centro de Triagem nos dá a certeza de que estamos prontos para executar esse serviço com qualidade e responsabilidade. Todo o material separado pela população terá destino certo, passando por empresas licenciadas, gerando benefícios ambientais, sociais e econômicos para a cidade”.