logo

Comissão de Pronta Ação avalia situação da Fronteira

04/08/2021 09:58:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Objetivo é orientar os moradores a irem para um local seguro

Representantes de diversas secretarias da Prefeitura de Macaé, que integram a Comissão de Pronta Ação, se reuniram na manhã desta terça-feira (03), para traçar novas ações que irão integrar a força-tarefa junto aos moradores do bairro Fronteira, que residem à beira mar e com imóveis em risco.

De acordo com a equipe de Pronta Ação, o objetivo de intensificar o trabalho de sensibilização das famílias é preservar vidas. A prefeitura conta com toda estrutura social para amparar as famílias que precisam sair de suas casas. Dentre as opções estão local para abrigo temporário, aluguel social, transporte para mudança e, se for de opção do morador, ir para a casa de parentes.

A equipe acrescenta que já existe uma ação judicial para ser cumprida, e desde 2018, o município vem fazendo intervenções de remoção e realocação das famílias que residem nos pontos mais vulneráveis.

Após a reunião, os integrantes da Comissão, acompanhados do presidente da Associação de Moradores da Fronteira, Manoelson de Oliveira, foram para o bairro visitar algumas casas e verificar o monitoramento do mar. As equipes das secretarias Adjuntas de Habitação, Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, já estavam no local vistoriando os imóveis, orientando e fazendo o trabalho de convencimento dos moradores para deixarem o local. Segundo a Defesa Civil, o mês de agosto é propício para ressacas.

Participaram a reunião o presidente da Comissão de Pronta Ação e secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira; secretário Adjunto de Habitação, Leandro Mussi; o secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus; os procuradores Rodrigo Cavour e Eberson Lessa Pacheco; o subsecretário de Ambiente, César Romero; e o representante da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, Hans Vieira; além de representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ).


Fotos Relacionadas