logo

Comissão de Pronta Ação retira morador de área invadida no Campo do Oeste

19/09/2007 17:38:04 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Na manhã desta quarta-feira (19), a Comissão Permanente de Pronta Ação da Prefeitura de Macaé realizou mais uma operação de desocupação de uma área pública invadida. A operação aconteceu em terreno, situado nos fundos do Ciep Maringá, no Campo do Oeste. A ação foi resultado de denúncia anônima de moradores da área.

A Comissão de Pronta Ação, criada em 2005 pelo governo Riverton Mussi, tem como objetivo combater as invasões de áreas públicas e é formada por representantes da Procuradoria Geral do Município, Defesa Civil, Guarda Municipal e secretarias de Meio Ambiente (Semma), de Obras (Semob) e de Serviços Públicos (Semusp). Desde sua criação, realiza ações de reintegração de áreas públicas invadidas em vários pontos de Macaé.

Segundo representantes da comissão, as denúncias vinham acontecendo há algum tempo. Há cerca de duas semanas, estiveram no local e constataram que ali havia um barraco de tábuas, com um morador. Na área, muito lixo e entulhos. Por duas vezes, o morador foi notificado para abandonar o local. Como isso não aconteceu, resultou na desmobilização da área de invasão que foi acompanhada por viatura da Guarda Municipal e da PM.

De acordo com a comissão, o morador não esboçou reação e saiu do barraco, voltando pouco tempo depois para retirar seus pertences. Representante da procuradoria do município informou que as denúncias diziam que a pessoa não residia no local, usando o espaço para criação de animais e práticas ilícitas.

- A ação aconteceu na paz, tranqüilamente e representa uma reintegração de posse, porque como é uma área pública sua ocupação não é permitida. O morador contribuiu, porque veio pessoalmente retirar seus pertences. Após a retirada do morador, que se identificou como Robinho, a Secretaria de Serviços Públicos iniciou a limpeza da área, com corte de galhos de árvores, retirada do lixo e entulho e a derrubada do barraco.