logo

Comissão define textos para seletiva estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

20/09/2012 12:53:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

O processo de escolha dos textos que irão representar a rede municipal de ensino de Macaé na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro já foi concluído pela Comissão Julgadora Municipal. Participaram desta etapa professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas categorias Poema, Memórias, Crônicas e Artigos de Opinião. A data limite para a conclusão do trabalho e envio de textos para a Comissão Estadual é o dia 21 de setembro, mas o grupo formado por membros da secretaria de Educação já escolheu as composições que concorrerão na etapa estadual da competição. O concurso tem como tema este ano “O lugar onde vivo”.



No estado do Rio de Janeiro, 91 dos 92 municípios têm representantes na competição. Entre as unidades de ensino de Macaé que enviaram textos estão a Cláudio Moacyr de Azevedo, Eraldo Mussi, Pedro Adami, Maria Isabel Damasceno Simão, Maria Letícia Santos Carvalho, Renato Martins, Zelita Rocha de Azevedo, Engenho da Praia, Wolfango Ferreira, Joffre Frossard, Lions, Jacyra Tavares Duval, Onilda Maria da Costa, Eda Moreira Daflon, Maria Angélica Ribeiro Benjamin, Polivalente Anísio Teixeira, além do Colégio de Aplicação (CAp).

– Esta é uma importante ferramenta para a melhora do processo pedagógico, incentivando a prática de produção de texto e melhorando assim a leitura e a escrita dos alunos nas escolas do município. O primordial é ajudar os estudantes a desenvolver suas capacidades e seu potencial em produzir textos e discutir sobre o tema – diz a secretária de Educação, Marilena Garcia, ressaltando que a participação na Olimpíada de Língua Portuguesa é um trabalho que se reflete em longo prazo.

Para chegar aos textos escolhidos, os avaliadores seguiram uma série de orientações elaborada pela organização da Olimpíada, que serviram como critérios para a seleção. E para garantir a isenção, eles tiveram acesso aos textos sem que soubessem o nome da escola, do estudante ou do professor. Dentro dessas regras, eles atribuíram notas aos textos, que foram somadas até eleger as melhores produções:

– A avaliação foi toda esquematizada e cada avaliador recebeu um kit indicando a pontuação e todas as questões que seriam levadas em consideração no momento da avaliação, como todos os critérios da produção textual que deveriam ser levados em conta – explica Sandra Matsumura, coordenadora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação.

A partir do próximo sábado (22), a Comissão Julgadora Estadual já iniciará a análise com relação aos trabalhos enviados. “A organização da Olimpíada já enviou aos diretores, professores e alunos o resultado de todo processo. Dois poemas, um texto de memória, uma crônica e um artigo de opinião escolhidos entre as escolas municipais de Macaé estão participando”, relata a também coordenadora, Leila Mancebo.

A Comissão Julgadora Estadual terá até o dia 17 de outubro para finalizar seus trabalhos. A partir daí, serão realizados os encontros regionais, entre os dias 7 e 28 de novembro, e o Encontro Nacional, com os textos finalistas, nos dias 9 e 10 de dezembro. Na edição de 2012, além de medalhas e placas de homenagem que serão distribuídas nas etapas, os destaques ainda ganharão livros, tablets, netbooks e impressoras, além de microcomputadores, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros para a escola.

Olimpíada - A Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada a cada dois anos, é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Os parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.