Comissão discute Programa de Coleta Seletiva no município

19/07/2022 15:29:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Divulgação Secretaria de Ambiente

O objetivo é destinar corretamente os resíduos sólidos do município

A comissão responsável pela implementação do Programa de Coleta Seletiva no município se reuniu, na manhã desta terça-feira (19), no auditório do Solar dos Mellos. O objetivo foi apresentar as atribuições da comissão, aprovar o plano de ação e calendário das atividades a serem realizadas para que a política de gestão e manejo dos resíduos sólidos produzidos na cidade avance e se estabeleça de forma contínua.

De acordo com informações do secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Juninho Luna, essa foi a primeira reunião oficial realizada pelo grupo. "Nossa comissão tem vários atores que estão reunidos para mobilizar atores sociais para discutir e contribuir com o Programa de Coleta Seletiva que busca uma destinação adequada destes resíduos pelos próximos 10 anos".

A comissão estará identificando as reais necessidades do município para que o Programa de Coleta Seletiva seja implementado, segundo o secretário, já no mês de agosto. "Vamos nos reunir novamente na primeira quinzena do mês que vem para ajustar os detalhes", acrescentou.

Além de técnicos da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e Proteção Animal, participaram da reunião representantes das secretarias de Serviços Públicos, Infraestrutura, Agroeconomia, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Casa Civil e Relações Institucionais. "Vamos conversar ainda nesse primeiro momento com vários atores e parceiros para que esse programa seja implantado o mais rápido possível em nossa cidade", concluiu.

Coleta seletiva é o processo de mobilização comunitária que permite a separação na origem, de materiais integrantes dos resíduos sólidos que podem ser reciclados, e sua coleta, seleção, processamento complementares e destinação para reciclagem ou reuso.


Fotos Relacionadas