Comitê Internacional apóia prefeitura na formação do Governo Eletrônico

24/05/2005 17:58:35 - Jornalista: Sérgio Lopes

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia deu mais um passo para a implantação do EGOV (Governo Eletrônico) em Macaé. O secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan recebeu, nesta terça-feira (24), a visita da representante do Comitê Internacional para Formação de Autoridades Locais (CINFAL), Ana Hofmann.

Durante o encontro, os dois discutiram o projeto do governo eletrônico da Prefeitura de Macaé. “A finalidade é buscar tecnologia de ponta para ser implantada em nosso município”, disse Jordan.

Segundo o secretário, Ana Hofmann – que também é gerente geral da Petrópolis-Tecnópolis - veio conhecer os esforços da prefeitura na formação do governo eletrônico. Ela tem no currículo casos de sucessos em outras administrações, na esfera estadual quanto municipal e, inclusive, internacionais. “Enxergamos na administração municipal várias diretrizes e estratégias com foco em dois pontos importantes, que são o governo eventual e a inclusão digital”, explicou Ana.

A idéia, segundo Ana, é observar quais são as diretrizes do projeto, identificar onde o Comitê Internacional pode contribuir e orientar a secretaria de Ciência e Tecnologia para adotar projetos de maior qualificação e de melhores resultados já comprovados nacional e internacionalmente. “Estamos em Macaé identificando a SECTEC como principal vetor de alavancagem de projetos que vão resultar em benefícios sociais para a população”, informou Hofmann, que também é diretora da FUNPAT – Fundação Parque de Alta Tecnologia.

O CINFAL (Comitê Internacional para Formação de Autoridades Locais) – órgão patrocinado pela ONU – tem como principal objetivo identificar as autoridades locais no mundo inteiro que possam impulsionar desenvolvimento econômico no âmbito social, através, de suas ações. De acordo com Ana Hofmann, a visão da CINFAL é apoiar o desenvolvimento social e econômico, através da tecnologia. “Portanto, temos a obrigação de dar todo o apoio à Secretaria de Ciência e Tecnologia para que ela participe de projetos e treinamentos internacionais com o intuito de consolidar, efetivamente, os objetivos e diretrizes traçados pela prefeitura de Macaé”, concluiu Ana.