Uma comitiva da Venezuela integrada por prefeitos do estado de Sucre e gerentes da empresa Petróleo de Venezuela (PDVSA), está desde terça-feira (12) em Macaé cumprindo agenda de visitação com o objetivo de se inteirar de assuntos relacionados ao crescimento da cidade, em decorrência da exploração e produção de petróleo e gás. O grupo participa de um workshop ministrado na Incubadora de Cooperativas, completando o roteiro de visita na próxima sexta-feira. O objetivo é conhecer o arranjo produtivo de petróleo e gás.
O workshop nesta quarta-feira apresentou quatro palestras. A primeira foi realizada por Alfredo Renault, superintendente Regional da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP). Durante cerca de uma hora e meia, Renault esclareceu dúvidas pertinentes à legislação dos royalties, riscos ambientais e questões urbanas, referindo-se também à dinâmica de serviços que caracteriza as atividades offshore em Macaé. A realização do workshop é uma das ações previstas no convênio firmado entre a prefeitura de Macaé e a ONIP, através da secretaria de Indústria e Comércio (Semic).
A metodologia e as etapas que conduziram a construção do Plano Diretor Urbano de Macaé foi apresentada por Hermeto Didonet, responsável pela Coordenadoria Geral das Ações Governamentais de Implantação do Plano Diretor (Cogeplad), instituída no governo Riverton Mussi. “O município é a menor célula gerencial, então é nele que tem acontecer o protagonismo”, sublinhou Didonet, para ressaltar a importância desse instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana dos municípios, definido pela Constituição federal de 1988.
No workshop, o grupo teve também a oportunidade de conhecer o funcionamento da Rede Petro Bacia de Campos, através de palestra apresentada por Glauco Nader, membro da Rede Petro e consultor do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas. O tema abordado foi “Arranjo Produtivo Local: Estratégia para Melhoria de Competitividade e do Desenvolvimento Regional”. A última palestra do dia foi apresentada pelo secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, quando os visitantes puderam se inteirar das ações do atual governo, voltadas para a capacitação e qualificação para o trabalho, que estão inseridas no contexto de inclusão social.
O roteiro do grupo prossegue com visitas a duas empresas do setor offshore, nesta quinta-feira, e apresentação da secretaria municipal de Ciência e Tecnologia e seus avanços na digitalização do município em conjunto com a empresa Jevin S.A. A última visita da comitiva, que é composta de 25 integrantes, será à Petrobras – Unidade de Negócios da Bacia de Campos, que ficou reservada para a sexta-feira. Na terça-feira, os palestrantes foram os secretários de Governo, André Braga, e de Comunicação Social, Rômulo Campos, que detalharam a história de mudança do ciclo econômico de Macaé, metas e ações implementadas pelo governo municipal para enfrentar as questões sociais e ambientais, além das práticas de comunicação da prefeitura de Macaé junto à comunidade.