Membros do executivo e da segurança do município de Caraguatatuba, localizado no litoral norte de São Paulo, chegaram em Macaé nesta quarta-feira (22) para uma visita de dois dias à cidade. Em seu primeiro dia em Macaé, a comitiva conheceu o Hospital Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva, o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho e a Incubadora de Cooperativas. O objetivo da visita, foi se inteirar das ações desenvolvidas pela prefeitura local para enfrentar os impactos sociais e ambientais, visando parcerias entre os dois municípios.
A vinda da comitiva responde ao convite do secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, feito em janeiro durante sua passagem pela cidade paulistana. Caraguatatuba é uma cidade turística de 95 mil habitantes, onde há a possibilidade de a Petrobras instalar uma base de gás. “Viemos conhecer a estrutura da cidade, e ver como a administração municipal vem reagindo aos impactos sociais e ambientais movidos pelo acentuado crescimento populacional”, disse o prefeito José Pereira de Aguilar, que assim como os moradores e turistas chama a cidade de Caraguá.
Além do prefeito, o executivo de Caraguatatuba trouxe o secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano Filho, o procurador municipal, Ailton de Carvalho, e o chefe de gabinete da prefeitura, José Pereira Junior. Também participou da comitiva a delegada da Polícia Civil, Elizabeth Maluf, o gerente do BNDS-RJ, Mario Micheli Bnos, e Leo Botelho Junior que veio representando a iniciativa privada. “Mesmo sem a certeza de que a base de gás será instalada em Caraguá, temos que nos planejar antecipadamente diante dessa possibilidade, para que o crescimento ocorra de forma ordenada em nossa cidade”, salientou o prefeito.
O prefeito de Caraguá fez questão de elogiar a forma como a comitiva foi recebida na cidade. “Ficamos impressionados, desde o primeiro momento, com o profissionalismo da equipe que nos recebeu em Macaé”, frisou. O grupo foi recepcionado pelo secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, e a procuradora do município, Maria Auxiliadora de Moura.