logo

Comitiva de Cingapura conhece potencial econômico de Macaé

10/05/2005 19:34:36 - Jornalista: Eny Maria Rios

Uma comitiva formada por quatro empresários de Cingapura e dois relações internacionais do governo do país asiático visitaram Macaé nesta terça-feira (10) para conhecer as potencialidades econômicas do município. O objetivo foi estabelecer relações internacionais para possíveis negócios. A comitiva se reuniu com o prefeito Riverton Mussi à tarde, no gabinete.

- Estamos sempre buscando parceiros e abrindo espaço para novas empresas que querem se instalar no município. Macaé hoje concentra uma grande base industrial de petróleo e o governo está à disposição para dar toda a infra-estrutura necessária para a chegada de novos empreendimentos – assinalou o prefeito. Ele informou aos asiáticos que será lançado no município dia 15 de junho o modelo conceitual do Pólo Industrial, para atração de novas empresas e indústrias para a cidade.

Segundo Riverton, Macaé está hoje intensificando a abertura para negócios internacionais. “Estamos mantendo contato com os mercados internacionais da área do petróleo e vamos integrar a Associação Internacional de Cidades Produtoras de Petróleo”, lembrou o prefeito. O contato para Macaé compor a entidade mundial partiu da participação do prefeito na Offshore Technology Conference (OTC), nos EUA.

Relações internacionais do governo de Cingapura, Ter Yeow Ming, apontou ao prefeito que a comitiva quer voltar ao município em breve. “Fomos muito bem recebidos pela administração e ficamos surpreendidos com a cidade”, elogiou. O presidente da Associação Comercial de Macaé (Acim), Erodice Gaudard, que participou do encontro no gabinete, comentou que o município possui muitos segmentos passíveis para investimentos asiáticos. “Essa visita estreita a relação entre a América do Sul e o continente asiático”, analisou.

NEGÓCIOS - Os asiáticos chegaram ao aeroporto do município às 8h40min e foram recepcionados pelo Coordenador de Comércio Exterior da prefeitura, Adolpho Moura. A primeira reunião que eles participaram foi com o gerente do Campo de Albacora da Petrobras, Luiz Carlos Mendes. Em seguida, eles visitaram a Queiroz Galvão, empresa da área de negócios de petróleo e gás, que presta serviço de perfuração de poços terrestres e marítimos, em Novo Cavaleiros.

O gerente da Queiroz Galvão, Nelson Sena, apresentou um vídeo das atividades da empresa aos asiáticos. “A Queiroz Galvão acha muito importante a iniciativa do poder público de trazer empresários estrangeiros. Essa ação, com o objetivo de implantar novos negócios para gerar trabalho, fomenta a atividade econômica. Estamos conhecendo possíveis parceiros de negócios do mundo”, afirmou.

Participaram da comitiva asiática os relações internacionais do governo de Cingapura, Terence Tan e Ter Yeow Ming; os diretores da KS Energy Services Limited, Goh Boon Chye e Boey Keng Chew e os empresários da Singapore Offshore Petroleum Services (SOPS), Nicholas Kosmatos e Brian Law. Acompanharam a comitiva, além do Coordenador de Comércio Exterior da prefeitura, o gerente de desenvolvimento de negócios da Iesa, Laudezir Carvalho e o diretor de relações empresariais do Grupo de Empresas Prestadoras de Serviços da Indústria de Petróleo e Afins (GEPS), Fernando Ramos.

As outras empresas visitadas foram a Fluke Engenharia Ltda e a Iesa. A Fluke atende o mercado de petróleo e gás na área de fabricação de estruturas metálicas e prestação de serviços técnicos especializados. Além disso, a Fluke atua na área de representação, revenda e assistência técnica de cabos de aço e movimentação de carga.

Já a Iesa trabalha com manutenção, construção e montagem de plataformas. O gerente de desenvolvimento de negócios da Iesa, Laudezir Carvalho, salientou que a visita mostrou aos empresários que Macaé é hoje um pólo expressivo mundial de produção de petróleo. “Foi importante mostrar aos asiáticos que cerca de 85% do petróleo nacional é proveniente da Bacia de Campos”, explicou.

Para o diretor de relações empresariais da GEPS, Fernando Ramos, a importância da visita foi levar para os empresários macaenses uma oportunidade de se fazer negócios com empresas internacionais. “Nossa intenção é aproximar as empresas filiadas ao GEPS das multinacionais estrangeiras”, revelou.

Asiáticos demonstram interesse em investir

O diretor da KS Energy, Goh Boon Chye, informou que a multinacional KS fornece serviços para a indústria de óleo e gás e para indústrias petroquímicas na China e Sudeste da Ásia. O asiático destacou que a KS trabalha com distribuição de equipamentos hidráulicos, logística de equipamentos, reforma e aluguel de plataformas. “Nosso foco é comprar plataformas de segunda mão, recondicionar e revender”, disse.

Goh sinalizou a possibilidade de realizar negócios em Macaé. “Depende da oportunidade. Achei positiva a visita, gostamos da cidade e estamos estudando as probabilidades”, comentou. Já o diretor da SOPS, Nicholas Kosmatos, informou que a empresa é uma das maiores de logística offshore do mundo. “Temos negócio na Cingapura, Tailândia, China, Irã, Rússia, Indonésia, entre outros países”, comentou. A SOPS trabalha com diversos tipos de navios, entre eles, GLP e VLCC.

- Nossa intenção é montar uma unidade de logística no Brasil. Estamos analisando a possibilidade de investir no país a nossa logística offshore – observou. Já o representante do governo de Cingapura, o relações internacionais Terence Tan – que faz o intermédio entre os países visitados e as empresas – salientou que vai trazer mais representantes de empresas de Cingapura para conhecer Macaé. “Hoje trouxemos duas empresas, mas vamos trazer mais. Muitas empresas estão interessadas em conhecer Macaé, mas ainda não viajaram devido à distância”, destacou, acrescentando que sete empresas de Cingapura participaram da Offshore Technology Conference, na última semana, em Houston, nos Estados Unidos.