Empresários do setor de exportação e importação se reuniram nesta quinta-feira (25) com a comitiva macaense que está em missão de negócios na China, para tratar de possíveis negócios entre Macaé e investidores asiáticos. O prefeito Riverton Mussi lidera o grupo formado também pelos secretários de Indústria, Comércio, Abastecimento e Energia, Alexandre Gurgel, de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan e os vereadores João Sérgio e Pedro Reis.
O grupo, que estava em Beijin, participando da Expo China-Brasil, no China Internacional Exhibition Corporation (CIEC), viajou até o município de Yingkou, na província de Liaoning, onde foi recepcionado pelo vice-prefeito, já que o chefe do executivo local estava viajando. “Estivemos com membros do governo de Yingkou e com empresários locais, com quem conversamos sobre o pólo de desenvolvimento econômico que se tornou Macaé, que hoje é uma cidade-satélite para o setor offshore”, afirmou o secretário de Indústria e Comércio.
A comitiva também esteve na capital da província de Liaoning, Shenyang, situada a nordeste do país e um dos maiores centros industriais da China. Na capital, o prefeito recebeu o grupo, que conversou sobre uma parceria de cooperação entre Macaé e Shenyang. “Na China, para ser feito algum tipo de negócio ou firmado um convênio, primeiro as partes trocam informações técnicas e se conhecem para depois ser estabelecida uma parceria e com Shenyang, pretendemos assinar em breve um protocolo de intenções para serem implantadas atividades econômicas de diversas naturezas”, explicou o prefeito Riverton Mussi.
Riverton destacou que a comitiva deu andamento às negociações iniciadas no Brasil com a visita de comitivas chinesas. “Estamos programando uma visita de comitivas chinesas em Macaé na primeira semana de julho”, detalhou o prefeito, acrescentando que no próximo encontro, as negociações em busca de investimentos em Macaé vão continuar.
O prefeito avaliou como positiva a presença de Macaé na Expo China-Brasil, devido ao volume de empresários que receberam informações econômicas, financeiras e de infra-estrutura de Macaé, como a implantação dos Pólos Tecnológico e Industrial e o Complexo Universitário.
Em Shenyang, o grupo também visitou a sede do projeto esportivo local que inclui uma escola de futebol do brasileiro São Paulo. Na visita ao clube, o prefeito, fã de futebol, teve uma boa surpresa. O atual técnico da equipe é um ex-atleta de Macaé, que atuou na cidade em 1988, quando o União Nacional foi campeão da primeira divisão e Riverton – que é formado em Educação Física - era o preparador físico da equipe.
Já o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, recebeu nesta quinta-feira no estande da prefeitura de Macaé na Expo China-Brasil os ministros de Relações Internacionais, de Indústria, de Desenvolvimento, entre outros, e chefes de estado chineses. “O estande também foi visitado por empresários asiáticos e outros possíveis investidores”, informou Jordan.
Cidade-irmã de Macaé na China possui mais de 3 mil empresas
O município de Yingkou, que é oficialmente cidade-irmã de Macaé, possui mais de 3 mil empresas em 40 setores industriais, com mais de 1,7 mil tipos de produtos. A cidade é rica no setor industrial, incluindo setores têxteis, de maquinário, eletrônicos, petroquímico, medicina e materiais de construção.
Até hoje, o porto de Yingkou abriu trajetos navegatórios com mais de cem portos de mais de 40 países e regiões. As linhas de transporte de carga de contêineres internacionais estão em operação, sua capacidade atingiu 50 milhões de toneladas/ano. Próxima ao porto, a termoelétrica Huaneng Yingkou fornece 2000 milhões de kilowatts para atender as necessidades de desenvolvimento da região.
A província de Liaoning, que possui mais de 40 milhões de habitantes, está localizada na parte sul do Nordeste da China. A cidade de Yingkou possui 96 quilômetros de região costeira e é conhecida também por seus produtos agrícolas.