Foto: Divulgação
A comitiva foi recebida pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Wellington Moreira Franco
O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, acompanhado de secretários municipais, do subsecretário de Transportes do Estado do Rio e de representantes da indústria do petróleo, esteve em Brasília, nesta quarta-feira (20), para levar ao governo federal as principais demandas da cidade relativas a infraestrutura, logística e suprimento de energia. Dr. Aluízio foi recebido pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, e pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
- Os ministros foram muito receptivos. Nossa preocupação foi mostrar que Macaé não está competindo com outras cidades do Brasil para continuar sendo a principal sede de operações da indústria do petróleo. Macaé está competindo com outras cidades do mundo. Se as empresas não tiverem condições de manter sua competitividade no Brasil, elas migram para as novas fronteiras do petróleo que estão se abrindo na África, no Oriente Médio e na Ásia, principalmente. Em outras palavras: se Macaé fracassar nessa missão de garantir a infraestrutura necessária à manutenção de competitividade das empresas, a indústria do petróleo fracassa no Brasil, disse o prefeito.
Como resultado da ida da comitiva da Prefeitura de Macaé a Brasília, o município receberá, no dia 1° de setembro, a visita do ministro Moreira Franco. Ele vai se reunir com representantes da indústria do petróleo para discutir a estratégia de implantação da pista para cargas no aeroporto da cidade. “A Infraero tem todo interesse na modernização de nosso aeroporto. A obra já está em andamento. O ministro quer ouvir a indústria para avançar nesse projeto”, explicou Dr. Aluízio.
A reunião com o ministro Edison Lobão também foi muito produtiva. Segundo o prefeito, o ministro de Minas e Energia está promovendo gestões para a viabilização das principais demandas da cidade, entre elas o suprimento de energia. As questões de infraestrutura e logística também entraram na pauta.
Estiveram com Dr. Aluízio, em Brasília, o subsecretário de Transportes do Estado do Rio, Delmo Pinho; o secretário de Indústria e Comércio e presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social de Macaé (Fumdec), Vandré Guimarães; o secretário municipal de Limpeza Pública, Célio Chapeta; o coordenador geral da Câmara Permanente de Gestão (CPG) de Macaé, José Walmir; o vice-presidente da International Association of Drilling Contractors (IADC), Barry Loyd-Jones; o presidente e o secretário executivo da Associação Brasileiras das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro), respectivamente, Paulo Cesar Martins e Gilson Freitas Coelho.