A visita técnica à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Nova Iguaçu, o maior aterro sanitário da América Latina está confirmada para o dia 18 de outubro com lotação completa. É importante frisar que a CTR aceita para visitação técnica um máximo de 40 pessoas. A saída será, às 6h, em frente à secretaria Executiva de Meio Ambiente (Semma).
O evento tem o incentivo da Semma e da Coordenação de Engenharia Ambiental da Universidade Estácio de Sá Macaé, através do professor Jailton Dias Nogueira Junior. De acordo com Gilberto Silva, um dos organizadores da visita, o objetivo é adquirir conhecimento prático no tratamento de resíduos.
Gilberto explica que na ocasião os participantes poderão conhecer e apreciar vários processos de tratamento de resíduos, entre eles: resíduo doméstico, hospitalar, tóxico, chorume, além de itens de educação ambiental, compostagem e reflorestamento da Mata Atlântica.
- As pessoas ainda não tomaram conhecimento que o chamado “lixo”, hoje, é o petróleo de amanhã, pois através dele pode-se gerar trabalho e renda, melhor consciência ambiental, além de contribuir para um meio ambiente mais limpo - ressalta Gilberto.
Poderão participar da visita técnica ao CTR estudantes, biólogos, ambientalistas, gestores em projetos sócio-ambientais e de responsabilidade social e demais interessados no tema. O Secretário Executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery, confirmou presença no evento.
O organizador acrescenta que para participar do evento o interessado terá que pagar um valor de R$ 99,00 que dará direito a ônibus executivo (ida e volta) e almoço.
- Desta vez já não temos mais vagas disponíveis - comenta Gilberto - uma vez que a procura foi grande. Ele acrescenta que para as futuras visitas técnicas é necessário que os interessados enviem seus nomes para: peregrinoblue@gmail.com, afirmando querer participar da atividade colocando no “assunto” do e-mail “Sou Hulk sou Verde”.