logo

Complexo Universitário: obras adiantadas

09/02/2007 15:35:01 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé continua as obras do Complexo Universitário, na Linha Verde. As obras estão sendo realizadas pela secretaria municipal de Obras (Semob), que está concluindo o primeiro bloco do Complexo, com 30 salas de aula e o centro administrativo. Segundo informou o secretário de Obras, Tadeu Campos, a prefeitura entregará o primeiro bloco do Complexo para a comunidade no final de março. O secretário disse que as obras sofreram um pequeno atraso por causa das chuvas no município no final de 2006 e em janeiro deste ano.

Está em fase de acabamento o revestimento externo e a conclusão da parte interna, com colocação de vidro e luminárias e pintura. A Semob está instalando a tubulação para drenagem de águas pluviais do pátio, que serão captadas para o Canal do Tatu, na Linha Verde. Também estão sendo construídos o estacionamento, a portaria e uma cisterna de 50 mil litros.

Para o tratamento do esgoto do Complexo será construída uma pequena ETE. O esgoto tratado, com 98% de pureza, será lançado no Canal do Tatu até conclusão da ETE da Linha Verde, que captará o esgoto do Complexo. A ETE construída para atender agora ao Complexo será aproveitada para captar o esgoto de outras obras situados nas proximidades.

Ocupando uma área total de 95 mil metros quadrados, o Complexo Universitário tem área construída de 20 mil metros quadrados e contará com sete blocos – seis somente para salas de aula, com 30 salas cada, com capacidade para abrigar 40 estudantes, podendo atender a sete mil alunos por turno. Para construir o primeiro bloco, a prefeitura está investindo R$ 12 milhões e o custo total da obra está estimado em cerca de R$ 90 milhões. O primeiro bloco, com as trinta salas, tem capacidade para atender a 1.200 alunos por dia, em três turnos.

Contará com pátio interno, auditório, capela ecumênica, anfiteatro para quatro mil pessoas, piscinas olímpicas para saltos ornamentais e natação. Todos os prédios e instalações serão adaptados para portadores de necessidades especiais. Contará com amplo estacionamento, oferecendo 600 vagas para carros.

Também serão construídos um ginásio poliesportivo, quatro quadras de esportes, campo de futebol, pista de atletismo com prédio de apoio para equipamentos, sala de musculação e administração, Centro de Artes com três pavimentos, que abrigará uma escola de música, uma escola de dança e teatro e atelier para artes plásticas, praça de alimentação, vila de docentes com 17 apartamentos e biblioteca central. A construção do Complexo Universitário gera 130 empregos diretos, além de 30 indiretos.
Desde que foi iniciada a construção do Complexo Universitário, o prefeito Riverton Mussi busca contatos com universidades públicas e privadas, visando implantar um pool de instituições de ensino superior em Macaé, envolvendo universidades federais, estaduais e particulares, além da Universidade de Macaé (Unimac).

De acordo com o secretário Tadeu Campos, um dos objetivos da administração municipal é alavancar, através da indústria da educação, o desenvolvimento econômico de Macaé pós-petróleo. “O Complexo Universitário é uma obra que Macaé terá não só no presente, mas no futuro, alavancando, através da educação, o desenvolvimento econômico do município”, disse Tadeu Campos.