Complexo Universitário: obras estão em fase final

26/12/2006 14:58:47 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

O secretário de Obras de Macaé, Tadeu Campos, vistoriou as obras dos dois primeiros blocos do Complexo Universitário, na Linha Verde, em área total de 95 mil metros quadrados. O Complexo, construído pela prefeitura de Macaé com recursos próprios, reunirá universidades públicas e privadas e vai abrigar a Universidade Macaé. É objetivo da prefeitura que o Complexo Universitário promova a diversificação de cursos visando ofertas de profissionais para o mercado de Macaé e região.

Enquanto as obras do Complexo Universitário continuam, com prazo de entrega dos dois primeiros blocos em fevereiro, a prefeitura vem negociando com universidades públicas – federais e estaduais – e privadas para que se instalem no Complexo. Para o próximo ano, entre outras instituições, o Complexo Universitário abrigará os cursos de graduação da Faculdade da Funemac. A prefeitura negocia também com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a implantação de seis cursos na cidade.

Um dos dois blocos em fase final de construção abrigará 30 salas de aula e o outro o Centro Administrativo. No bloco para as salas de aula estão incluídas a sala de informática, auditório e outras salas específicas. Os dois blocos já estão com revestimento externo, esquadrias e janelas com vidros, revestimento interno, piso. Os banheiros para alunos e administração também já estão em fase final de conclusão e está sendo construído o estacionamento inicial de 200 vagas.

Serão iniciadas as construções do reservatório de água, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que atenderá o complexo até que seja concluída a ETE da Virgem Santa. Também serão iniciadas a pavimentação do acesso e a urbanização do entorno.

Segundo o secretário Tadeu Campos, ao construir o Complexo Universitário, a prefeitura visou abrigar a Universidade Macaé, além de desenvolver na cultura local, dando oportunidade ao jovem macaense de cursar o ensino superior no próprio município, participando ativamente do desenvolvimento econômico da cidade.

O projeto do Complexo Universitário prevê a construção de sete blocos, sendo seis somente para salas de aula, com 30 salas cada, com capacidade de abrigar 40 estudantes. Estão previstas as construções de auditório, capela ecumênica, anfiteatro para quatro mil pessoas, piscinas olímpicas para saltos ornamentais e natação.Todos os prédios e instalações são adaptados para portadores de necessidades especiais. O projeto contempla também a construção de ginásio poliesportivo para duas mil pessoas, quatro quadras de esportes, centro de artes, campo de futebol, pista de atletismo, praça de alimentação, vila de docentes com 17 apartamentos e biblioteca central.