Na tentativa de prevenir os consumidores quanto aos riscos aos quais estão sujeitos em compras feitas pela internet, a secretaria de Defesa do Consumidor de Macaé/Procon mais, uma vez, orienta para que os compradores fiquem atentos às armadilhas virtuais. São compras que devido aos atos ilícitos causam prejuízos e transtornos ao cidadão.
O secretário de Defesa do Consumidor, Eraldo Sant’Ana orienta cautela ao entrar num site, já que é uma compra onde o consumidor fica muito exposto. O que conseqüentemente, diz o secretário, pode ocasionar tantos danos materiais e morais. “A internet tem um alcance muito grande, e muitas vezes, o consumidor dispõe de poucos recursos para identificar o autor do golpe”, diz.
De acordo com Sant’Ana, o código de defesa do consumidor em seu artigo 49, estabelece sete dias como prazo para o consumidor desistir da compra sem nenhuma justificativa. Nesse caso, o secretário de Defesa do Consumidor de Macaé lembra que é preciso fazer uma comunicação à empresa onde foi feita uma compra.
Ele adverte que se houver propaganda enganosa ou defeito de fabricação, o consumidor poderá desistir da compra a qualquer momento. “Não há prazo de desistência nesse caso”, relata.