Foto: Moisés Bruno
Base operacional piloto da Guarda Municipal possibilita rápida mobilização do grupamento
Comerciantes e moradores do entorno do Parque da Cidade comemoram a instalação, há uma semana, da base operacional piloto da Guarda Municipal no local, uma antiga reivindicação da associação de moradores. A segurança após a ocupação do parque já diminuiu em cerca de 90% o número de ocorrências na área. A base piloto em local estratégico possibilita a rápida mobilização do grupamento de apoio operacional para todos os bairros de Macaé.
O projeto conta com a colaboração da comunidade em todos os sentidos. Tanto para a contribuição para a vigilância da localidade, por meio de contato com o grupamento pelo telefone 153 ou pelo 2796-1328. Como também para a reestruturação do espaço. Toda a reforma, que foi feita pelos agentes da Guarda Municipal, foi apoiada pela doação de material de construção e tintas pelos moradores e comerciantes.
A base possui recepção para atendimento à população, alojamento para os agentes, que atuam em plantão 24 horas; academia para treinamento físico e de artes marciais e canil para adestramento dos cães utilizados para farejar drogas e realizar outras funções de apoio. O grupamento é formado por doze guardas e tem três viaturas disponíveis. Futuramente as aulas de artes marciais, em horários alternativos, serão abertas à comunidade.
O comerciante do bairro Praia Campista, Luiz Afonso de Mello, já passou por três assaltos em seu bar. Segundo ele, todos aqueles que possuem estabelecimentos comerciais no entorno do parque têm comentado que estão se sentindo mais seguros com a instalação da base. “Depois da ocupação do parque, os delinquentes que frequentavam ou moravam no local saíram de lá e das redondezas. Ele passou a ter frequência de famílias, crianças e jovens. Foi assim nesta semana. Está muito melhor”, diz.
A moradora e comerciante do bairro, Leni Lúcia de Souza, também está feliz com a presença da guarda. “Eu queria passear no Parque da Cidade com o meu neto, mas tinha receio. Desde o último fim de semana está tudo tranquilo. A mudança foi muito rápida”, elogiou.
Segundo o secretário de Ordem Pública, Edimilson Jório, este projeto piloto é parte da tática da Guarda Municipal implantada no início deste ano. O local foi escolhido pela localização privilegiada, que possibilita o pronto atendimento a ocorrências em diversos órgãos públicos, como hospitais, escolas, orla, entre outros, em qualquer bairro do município.
O espaço foi definido também por causa do projeto municipal de reforma do parque. A ocupação pela Guarda foi o primeiro passo. A seguir, o poder público estará presente também por meio de projetos de esporte, cultura e saúde.
Além da base de operações, a Guarda Municipal tem estreitado seu contato com a população através de uma campanha informativa sobre comportamento preventivo para a segurança. Essa campanha será intensificada nas proximidades de datas comemorativas importantes para o comércio. A proposta é também divulgar a base piloto e os telefones do serviço.
As ações da base piloto contam com o apoio da Polícia Militar, através do acionamento imediato do Centro de Operações do 32º BPM. Este ano, o comando da Guarda Municipal dividiu o efetivo em bases operacionais, o que agiliza as ações dos agentes. Além dessa medida, que gera economia de recursos materiais e de pessoal, foi possível reduzir gastos com horas extras, diminuindo os custos do órgão. Esse recurso será revertido em mais conforto e funcionalidade das bases, em viaturas, equipamentos e novos fardamentos. As bases também aproximam o agente da população, que passa a ser também instrumento para segurança comunitária.